Foi inaugurado, no dia 19 de fevereiro, no campus da Universidade Estadual de Montes Claros em São Francisco, o espaço físico do Centro de Referência em Educação Popular com enfoque em Gênero e Relações Étnico-Raciais (Cerpopular). Vinculado ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História da Unimontes, o projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Foto: Filomena Cordeiro

A cerimônia de inauguração contou com as presenças do coordenador do Campus de São Francisco, professor Roberto Mendes, da coordenadora do Cerpopular, professora Bárbara Figueiredo Souto e de professores e bolsistas do projeto. Participaram ainda lideranças de comunidades quilombolas, representantes da prefeitura e da Secretaria de Cultura do Município, bem como de acadêmicos do campus de São Francisco.

“O Centro de Referência em Educação Popular com enfoque em Gênero e Relações Étnico-Raciais nasceu de um sonho coletivo”, destacou a professora Bárbara Figueiredo Souto.

Além da solenidade de inauguração, foi realizada uma roda de conversa com a apresentação das atividades desenvolvidas desde 2022 até o momento pelos estudantes e professores e pesquisadores junto à comunidade no âmbito do projeto. A professora do curso de História Filomena Cordeiro e Laura Damaso, bolsista de iniciação científica da Fapemig, apresentaram fotografias certificando os trabalhos da equipe de pesquisadores.

Foi realizada também a audição da comunidade sobre as expectativas a partir da inauguração do espaço físico do Cerpopular no Campus São Francisco. No mesmo dia, aconteceu a defesa de mestrado de Welington Coimbra (realizada no território Manzo diá Luango)., Na manhã de 20 de fevereiro foi promovida a roda de conversa “Educação Popular, Universidade e Cursinho Popular”, conduzida pelos professores Heiberle Horário e Mônica Amorim.

Objetivo do Projeto Cerpopular

O projeto do Cerpopular foi criado e institucionalizado com o objetivo de atender as demandas de ações, pesquisas e estudos no território de Minas Gerais, principalmente nas regiões Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha e Mucuri. O Centro de Referência tem caráter de extensão articulado com a pesquisa e o ensino, com a proposta de realizar levantamento das ações de educação popular existentes, mapeando iniciativas e abrangências, produzindo dados, organizando acervos de publicações, grupos de estudos e oferecendo capacitação de professores e camponeses com enfoque em gênero e relações etnico-raciais.

Foto: Filomena Cordeiro

Para o alcance das metas será fundamental o trabalho em rede, agregando pesquisadores e estudantes de algumas instituições mineiras para atingir a capilaridade necessária com a finalidade de levantar dados e análises e, principalmente, para a efetividade das ações de extensão.

Parcerias

O Centro de Referência criado pela Unoimontes é sediado no Campus de São Francisco e terá parcerias com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG – Campus Januária, Salinas e Diamantina), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – Campus São João Evangelista), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Cinemontes – Unimontes e Secretária de Cultura realizam abertura oficial de Festival de Cinema
Reitor da Unimontes recebe visita de cônsul de Portugal em Minas Gerais
Lançado livro sobre pesquisa qualitativa publicado pela Editora Unimontes
Primeiro quilombola defende dissertação de mestrado no PPGDS Unimontes: uma conquista histórica para a comunidade Buriti do Meio