Evento será em setembro, de forma virtual, com foco no estudo da diversidade do rural brasileiro e marcando os 10 anos do trabalho da Rede

A Universidade Estadual de Montes Claros reforça o seu compromisso junto à Rede de Estudos Agrários (REA) e, neste ano, promoverá o VII Encontro Nacional dos grupos de estudo que compõe a rede. A coordenação é do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia Rural (NEPGeR/Unimontes) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), com a temática “O protagonismo da agricultura familiar no desenvolvimento rural: os 10 anos do REA frente à diversidade do rural brasileiro”.

O encontro acontecerá entre os dias 1 a 3 de setembro, no formato virtual, como sugerem os protocolos de distanciamento social por causa da pandemia do Novo Coronavírus. São parceiras da Unimontes na realização do encontro as Universidades Federais de Pelotas (UFPEL), Universidades Federais de Alfenas (UNIFAL) e Universidades Federais de Sergipe (UFS/campus São Cristóvão), além da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP/Rio Claro).

O REA completa uma década de trabalhos em 2021 e, com uma agenda permanente de estudos sobre a temática agrária, é composta pelos seguintes grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos Agrários/NEA – UNESP/Rio Claro (SP), Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais/LEAA – UFPEL/Pelotas (RS), Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia Rural/NEPGER – Unimontes, Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais/GERES –UNIFAL/Alfenas (MG) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alimentos e Manifestações Tradicionais/GRUPAM – UFS/São Cristóvão (SE).

Todos fazem parte do diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento é aberto aos professores, acadêmicos de graduação, mestrados e doutorados, além de pesquisadores, representantes de entidades vinculadas à agricultura familiar, organizações associadas ao espaço rural regional e brasileiro.

ATIVIDADES

O site oficial do Encontro Nacional é https://www.even3.com.br/vii_enrea_2021/. Os interessados podem participar das palestras e das rodadas de conversa, com prazo de inscrição até 1º de setembro (data de abertura do evento). Haverá, ainda, as salas temáticas com trabalhos científicos.

As submissões dos trabalhos científicos completos (10 a 20 páginas) podem ser feitas até 1º de julho. As salas-temáticas são as seguintes: 1) Dinâmicas do Espaço Rural, 2) Agricultura Familiar e Campesinato: estratégias de reprodução social e territorial, 3) Relações entre Campo-Cidade e Ruralidades, 4) Relações de Gênero na Agricultura Familiar, 5) Produção de alimentos e Manifestações Tradicionais no Rural e 6) Multifuncionalidade e Políticas Públicas no Espaço Rural.

A professora Ana Ivânia Alves Fonseca, do Departamento de Geociências e do PPGEO/Unimontes, integra as comissões científica e organizadora do VII ENREA, e destaca como um dos principais objetivos do evento “definir os aportes metodológicos que conduzem as pesquisas da Rede, além de fomentar a troca de experiências, ampliar a discussão das temáticas investigativas e compartilhar as pesquisas desenvolvidas na primeira década de existência da Rede”

SERVIÇO
VII Encontro Nacional da Rede de Estudos Agrários (ENREA)

Relacionadas

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Realizada na Unimontes Roda de Conversa sobre “Etarismo, equidade e empregabilidade para pessoas 50+”