A Universidade Estadual de Montes Claros concorre ao financiamento, via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), de dois projetos elaborados pelos programas de pós-graduação em Zootecnia (PPGZ) e Produção Vegetal do Semiárido (PPGPVSA).

A qualidade das propostas pode ser atestada pelo fato de a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) ter sido a responsável pela seleção dos projetos para pleitear os recursos no âmbito do “Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Apoio ao Desenvolvimento da região Semiárida Brasileira”, Edital nº 4/2021 CAPES/Ministério da Educação.

As duas pesquisas estão associadas ao eixo “Biotecnologia no Semiárido – produtos e processos biotecnológicos voltados para saúde e para as cadeias produtivas animal e vegetal no semiárido”. Conforme o edital, a vigência do financiamento é de 36 meses, a partir de 2021, e o recurso máximo é de R$ 457,2 mil para as despesas com bolsas.

QUAIS SÃO

O primeiro projeto, sob a temática “Microbiota epifítica de culturas adaptadas ao semiárido mineiro visando o desenvolvimento de inoculante microbiano para silagens”, está vinculada ao PPGZ, que oferece os cursos de mestrado e doutorado em Zootecnia no campus de Janaúba.

O segundo estudo “Desenvolvimento de novos produtos a partir de microrganismos e biomoléculas prospectados no semiárido – e sintetizadas em plataformas biotecnológicas de interesse para a cadeia de produção de alimentos” foi elaborado conjuntamente pelos programas de Produção Vegetal da Unimontes e da UFMG.

O pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, professor Carlos Alexandre Bortolo, vê com otimismo a possibilidade de a Unimontes concorrer aos recursos da Capes. “Foi feita uma solicitação por parte da Fapemig para que as universidades estaduais e federais mineiras encaminhassem para seleção os projetos associados aos eixos temáticos Agroindústria no Semiárido e Biotecnologia no Semiárido no âmbito do edital. Apenas quatro projetos do Estado foram indicados e a produção da nossa Universidade foi bem avaliada neste sentido, com a seleção de dois deles”, comentou.

FAPEMIG lança chamada para fortalecimento e consolidação da pesquisa na UEMG e Unimontes
Projeto “Convivências Itinerantes” promove bem-estar e inclusão para a terceira idade no Hospital Universitário
Curso de Geografia da Unimontes comemora 60 anos e recebe homenagem da Câmara Municipal
HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados