Com o tema “Direitos e Bem Viver”, a Unimontes se mobiliza, a partir de iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS), para a realização do 6º Colóquio Internacional de Povos e Comunidades Tradicionais, que acontecerá de 23 a 27 de setembro de 2019, no campus-sede da Unimontes.

As tratativas para a realização e parceria Institucional do evento foram discutidas na última sexta-feira (7), quando o reitor Antonio Alvimar Souza recebeu a equipe de coordenação do Colóquio.

Com vasta programação, o evento propõe conferências, mesas de debate, apresentação de trabalhos científicos, relatos de vivências e experiências, propostas e encaminhamentos acerca dos povos e comunidades tradicionais do Norte de Minas, entre as quais os quilombolas, vazanteiros, indígenas, barranqueiros, entre outros. Além do PPGDS, o Colóquio tem a participação do Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território (PPGSAT), ministrado em parceria entre a Unimontes e a UFMG (campus Montes Claros).

“O Colóquio é uma ferramenta importante para apresentarmos os objetivos e a missão da Universidade, bem como demonstrar que somos uma instituição aberta ao diálogo com a sociedade. O Colóquio é momento oportuno para promovermos esse debate e reafirmarmos nosso compromisso de sermos pública, estadual, gratuita e de qualidade”, reafirmou o reitor.

A coordenação do Colóquio já trabalha na elaboração da programação e busca novos parceiros para a produção do evento, que deve divulgar em breve a data das inscrições.

PPPGS e políticas públicas

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Unimontes é focado em planejamento e políticas públicas específicas voltadas para o desenvolvimento territorial. Criado em 2004, com o primeiro mestrado institucional da Unimontes, o programa tem desempenhado um papel extremamente relevante, com impactos positivos na formação de recursos humanos qualificados na região norte-mineira.

A produção de conhecimento local tem sido uma ferramenta importante na tentativa de resolver os graves problemas sociais que persistem em grande parte da região, visando a superação da concepção de desenvolvimento restrita ao crescimento econômico.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros