Com o tema “Direitos e Bem Viver”, a Unimontes se mobiliza, a partir de iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS), para a realização do 6º Colóquio Internacional de Povos e Comunidades Tradicionais, que acontecerá de 23 a 27 de setembro de 2019, no campus-sede da Unimontes.

As tratativas para a realização e parceria Institucional do evento foram discutidas na última sexta-feira (7), quando o reitor Antonio Alvimar Souza recebeu a equipe de coordenação do Colóquio.

Com vasta programação, o evento propõe conferências, mesas de debate, apresentação de trabalhos científicos, relatos de vivências e experiências, propostas e encaminhamentos acerca dos povos e comunidades tradicionais do Norte de Minas, entre as quais os quilombolas, vazanteiros, indígenas, barranqueiros, entre outros. Além do PPGDS, o Colóquio tem a participação do Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território (PPGSAT), ministrado em parceria entre a Unimontes e a UFMG (campus Montes Claros).

“O Colóquio é uma ferramenta importante para apresentarmos os objetivos e a missão da Universidade, bem como demonstrar que somos uma instituição aberta ao diálogo com a sociedade. O Colóquio é momento oportuno para promovermos esse debate e reafirmarmos nosso compromisso de sermos pública, estadual, gratuita e de qualidade”, reafirmou o reitor.

A coordenação do Colóquio já trabalha na elaboração da programação e busca novos parceiros para a produção do evento, que deve divulgar em breve a data das inscrições.

PPPGS e políticas públicas

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Unimontes é focado em planejamento e políticas públicas específicas voltadas para o desenvolvimento territorial. Criado em 2004, com o primeiro mestrado institucional da Unimontes, o programa tem desempenhado um papel extremamente relevante, com impactos positivos na formação de recursos humanos qualificados na região norte-mineira.

A produção de conhecimento local tem sido uma ferramenta importante na tentativa de resolver os graves problemas sociais que persistem em grande parte da região, visando a superação da concepção de desenvolvimento restrita ao crescimento econômico.

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco