A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) deu início às aulas do primeiro semestre letivo de 2024 nesta segunda-feira (19/02), com várias atividades para a acolhida dos acadêmicos e professores. Na oportunidade, o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, acompanhado do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, deu as boas-vindas aos estudantes e servidores em visita ao Restaurante Universitário (RU).

O reitor destacou que o Restaurante Universitário está sendo ampliado e terá a sua capacidade de atendimento dobrada, passando a servir a 400 pessoas de cada vez. As obras de ampliação foram licitadas pela atual gestão da Unimontes e já foram iniciadas.

O reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago junto da equipe da Pró-Reitoria de Extensão e do RU Unimontes – Foto: Ascom Unimontes

As refeições servidas no RU Unimontes fazem parte do programa de assistência estudantil que, através de subsidio concedido pelo Governo do Estado, viabiliza o fornecimento de uma alimentação de qualidade com preço mais acessível para os alunos, com uma média de 2 mil refeições diárias, incluindo almoço e jantar.

O reitor e o vice-reitor percorreram outras instalações do campus-sede, onde acompanharam diversas ações de melhorias voltados para o atendimento à comunidade acadêmica, como a ampliação e modernização do serviço de internet e as atividades de poda e limpeza.

“Quando cheguei ao campus da Unimontes, nesta data, e vi os alunos entrando para as salas de aula, cheios de expectativa, tive a sensação muito boa de renovação desse papel que a Universidade exerce na vida das pessoas, que é a transformação por meio da educação de qualidade”, ressaltou o professor Wagner Santiago.

A acolhida aos acadêmicos e professores contou com momentos de descontração e apresentação musical do professor do curso de Música da Unimontes Jukita Queiroz e banda. A equipe da Pró-Reitoria de Extensão esteve representada pelo pró-reitor, professor Rogério Othon Teixeira Alves e pró-reitor adjunto da área, professor Marcelo Brito.

O professor do curso de Artes da Unimontes, Leonardo Alves durante uma apresentação cultural do personagem Zé Lima – Foto: Marcelo Brito

Entrevista na Rádio Unimontes

Também na segunda-feira, o vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha concedeu entrevista à Rádio Unimontes FM 101,1 visando dar as boas-vindas a comunidade acadêmica. Ele destacou das novidades preparadas nos campi. “Nos dois últimos meses, eu e o reitor Wagner Santiago estivemos junto da gestão superior no planejamento das atividades para acolher bem nossos alunos e professores proporcionando um ensino de qualidade e com inovação”, afirmou o professor Dalton Caldeira Rocha.

Um dos assuntos em destaque abordados na entrevista foi a autorização do Governo de Minas à Unimontes para realizar novo concurso público para o preenchimento de 321 vagas de professor da educação superior na instituição. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares, ao receber o reitor Wagner de Paulo Santiago, em audiência, quinta-feira (14/02), na cidade administrativa, em Belo Horizonte.

A realização do concurso público para professor da Unimontes foi autorizada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin), em atendimento à demanda apresentada pela universidade.

O professor Dalton Caldeira Rocha destacou a ampliação da rede de internet da Unimontes permitirá uma conexão mais veloz, com a disponibilização de mais recursos de tecnologia, de acesso à multimídia e outras inovações. Informou que a Universidade, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), investe na implantação de um novo link de internet – cinco vezes mais rápido.

Todos os equipamentos e antenas de wi-fi estão sendo substituídos por novos aparelhos, mais modernos e eficientes, ampliando em até 5 vezes a capacidade de utilização e cobertura de sinal. As melhorias preveem também mais segurança na autenticação e, consequentemente, a liberação de acessos e recursos, conforme as demandas e as necessidades da comunidade acadêmica.

Rádio Universitária modernizada

A Rádio Universitária passa por reforma e modernização, com a compra de equipamentos com investimentos da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior (Fadenor). A emissora vai produzir uma programação mais dinâmica, voltada para a comunidade acadêmica e para o público externo.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes