O Hospital Universitário Clemente de Faria (HU Unimontes) iniciou, na manhã desta terça-feira (20/02), mais uma etapa do internato dos cursos de enfermagem e medicina da Universidade Estadual de Montes Claros, fortalecendo a sua atuação como hospital de ensino e recebendo, também, acadêmicos de fisioterapia do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). No internato, o acadêmico terá uma vivência prática integral, com realização de atendimento aos pacientes com supervisão de professores.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago – Foto: Alex Sezko

Os acadêmicos foram recepcionados em uma atividade no Auditório Sabedoria e Humildade Professor Robson Vieira Porto, no HU Unimontes, e receberam as orientações necessárias para o cumprimento do internato, além de conhecerem as estruturas do hospital, sua dinâmica e os procedimentos. Serão cerca de 70 acadêmicos que participarão da atividade, vivenciando de perto a realidade do hospital, contribuindo de forma prática para a formação acadêmica.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, participou da atividade de acolhimento dos novos internos e destacou a essencialidade do Hospital Universitário (HU Unimontes) para o sistema de saúde do Norte de Minas, não apenas na área assistencial, mas também na formação de novos profissionais qualificados na área de saúde.

Fotos: Alex Sezko

Ele destacou que a Unimontes passa por um processo de modernização na atual gestão, sempre com o compromisso de estar atenta aos anseios da sociedade. Citou a implantação do curso de psicologia, o estudo em andamento para implantação do curso de farmácia e lamentou a inexistência do curso de fisioterapia no catálogo de cursos oferecidos pela instituição. “Estamos trabalhando para ampliar as ofertas de cursos, inclusive na área de saúde, pois sabemos que o nosso compromisso maior, como instituição pública, é alinharmos as nossas ações com o desejo e necessidade da sociedade”, defendeu”, destacou o reitor.

O papel imprescindível da Unimontes e do Hospital Universitário no desenvolvimento regional e na prestação de serviços de qualidade para a população foram pontos também destacados pelo diretor de Desenvolvimento acadêmico do Hospital Universitário Clemente de Faria, professor Henrique Andrade Barbosa, e pelo superintendente, professor Iuri Simões Mota. “E o Hospital Universitário é construído todos os dias pela ação de cada profissional e de cada acadêmico”, enalteceu o superintendente.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia