Financiadora investe na área da pesquisa e inovação tecnológica

Nesta quinta-feira (6/6), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu a visita do gerente do Departamento Regional do Centro-Oeste da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Wadson Ribeiro. Ele conheceu as ações e projetos da instituição na área de ciência, tecnologia e inovação, sendo debatida proposta de parceria com a universidade.

Wadsno Ribeiro, que esteve acompanhado pelo vereador Daniel Dias, foi recebido em reunião no prédio da Reitoria, pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago; e pelo vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha. O encontro contou com a participação de outros integrantes da gestão superior da universidade.

Na oportunidade, o gerente da FINEP conheceu as demandas de ações do planejamento estratégico da Unimontes, relacionadas, especialmente, à infraestrutura de ciência, tecnologia e inovação, além das atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Nossa gestão está de portas abertas para receber a todos que querem ajudar a desenvolver um ensino de qualidade em todas as regiões da área de abrangência da Universidade”, enfatizou o professor Wagner Santiago.

O Gerente da FINEP ressaltou a importância da parceria do órgão federal com a universidade norte-mineira. “A Unimontes já é parceira da FINEP em projetos de pesquisa. Nossa intenção é fortalecer esse vínculo, que para nós é de suma importância, com novas parcerias na área de inovação e tecnologia com ações de impacto na área desenvolvimento social. Queremos solucionar os gargalos de na área de infraestrutura da universidade o quanto antes”, assegurou Wadson Ribeiro.

“Fiz questão de acompanhar a visita da FINEP, por entender o papel da Unimontes na vida das pessoas. Como egresso, tive minha vida transformada através da educação que recebi aqui e hoje, posso retribuir contribuindo para sua valorização”, declarou o vereador Daniel Dias.

PRESENÇAS

A reunião com o gerente da FINEP contou ainda com as presenças dos pró-reitores de Pesquisa (professora Maria das Dores Magalhães Veloso) e de Pós-Graduação (professor Marlon Cristian Toledo Pereira), e da representante da Coordenadoria de Inovação Tecnológica da Unimontes, Ingred Thaiane Queiroz Souza; o Secretário de Relações Sindicais e Inclusão Produtiva da Confederação Nacional da Agricultura Familiar (Conaf), Hebert Levi.

MISSÃO DA FINEP

A FINEP é ligada ao Ministério de Ciências e Tecnologia e tem como missão promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. Transformar o Brasil por meio da inovação.

A Financiadora concede recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis a instituições de pesquisa e empresas brasileiras. O apoio da Finep abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes