No mês de junho de 2023, o trabalhador de Montes Claros com renda bruta de um salário mínimo, de R$ 1.320,00, utilizou 37,65 % do seu rendimento para a compra dos 13 produtos que compõem a cesta básica, que custou R$ 493,71. No mês anterior, a cesta básica saiu por R$ 494,42.

O levantamento é revelado pelo relatório do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), estudo mensal sobre a inflação e o custo de vida no município, realizado pelo Departamento de Economia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). De acordo com a pesquisa, o Índice de Preços ao Consumidor teve uma variação média de 0,15% em Montes Claros.

De acordo com a pesquisa do Departamento de Economia da Unimontes, após a aquisição da cesta básica, restaram ao trabalhador R$ 826,29 para as demais despesas, como moradia, saúde e higiene, serviços pessoais, lazer, vestuário e transporte.

Segundo o estudo, em junho de 2023, embora o IPC tenha apresentado um aumento médio de 0,15%, vários produtos do grupo de alimentação tiveram quedas de preços, entre os quais: óleo de soja (-10,08%), banana caturra (- 9,01%), margarina (-6,09%), feijão (-5,02%) café ( -2,56%) carne bovina de segunda (-2,50%).

Por outro lado, outros alimentos tiveram aumentos de preços no mês, tais como: tomate, (8,99%) batata inglesa (5,02%) e açúcar (1,98%). Os preços do leite tipo C, do arroz, da farinha de mandioca e do pão de sal foram mantidos estáveis.

A pesquisa mostra ainda que o grupo de Alimentação, tem o maior peso (35.1810) na composição do orçamento doméstico, em junho, apresentou uma variação positiva de 0,18%, contribuindo com 0,06% para o resultado final do índice.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +