Professores e acadêmicos do curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) participaram de uma ação solidária, voltada para a assistência à população de baixa, no Bairro Cidade Industrial, em Montes Claros, no dia 30 de junho. Também foi prestado atendimento gratuito jurídico aos moradores.

A ação foi desenvolvida pela equipe de professores e acadêmicos do Programa de Serviço de Assistência Jurídica Gratuita Itinerante (S.A.J Itinerante), vinculado ao curso de Direito da Unimontes, em parceria com a comissão OAB Solidária, da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Montes Claros.

O trabalho no Bairro Cidade Industrial constituiu na 15ª edição das ações da Comissão OAB Solidária, que tem como foco o atendimento a comunidades vulneráveis e instituições filantrópicas. A comissão da 11ª Subseção da OAB é coordenada pela advogada e professora Wanessa Aquino, também integrante da equipe do Programa S.A.J Itinerante da Unimontes.

Foto: Divulgação S. A. J

Ela explica que foram beneficiadas 61 famílias no Cidade Industrial, devidamente cadastradas, com entrega de cestas básicas, cobertores e roupas. Os donativos foram arrecadados por advogados que fazem parte da Comissão OAB Solidária.

Além da equipe de professores, a ação do S.A.J Itinerante, realizada em parceria com a Comissão da 11ª Subseção da OAB, contou com a participação de cerca de 20 acadêmicos de curso de Direito, envolvidos também no atendimento jurídico gratuito aos moradores. A ação promove a interação entre o ensino e a extensão, proporcionando aos alunos a prática jurídica.

O coordenador do S.A. J. Itinerante, professor Rodrigo Leal Teixeira, salienta que a ação realizada no Bairro Cidade Industrial, proporcionou os benefícios aos moradores, sendo voltado também para a orientação jurídica à comunidade de baixa renda.” Desta forma, o S.A.J. Itinerante ratifica o seu compromisso com a  inclusão social e com o amplo acesso aos direitos fundamentais das pessoas”, salienta.

O professor Rodrigo Leal Teixeira destaca ainda a relevância da parceria da equipe do programa do curso de Direito da Unimontes com a Comissão OAB Solidária. “Essa parceria é muito interessante pelo fato de a comissão da OAB conseguir doações para as comunidades carentes em vulnerabilidade enquanto que o S.A.J. Itinerante presta o auxílio na organização da ação, prestando atendimento jurídico e viabilizando acesso à justiça pela população dos locais de baixa renda”, avalia o professor do curso de Direito da Unimontes.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +