Financiadora investe na área da pesquisa e inovação tecnológica

Nesta quinta-feira (6/6), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu a visita do gerente do Departamento Regional do Centro-Oeste da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Wadson Ribeiro. Ele conheceu as ações e projetos da instituição na área de ciência, tecnologia e inovação, sendo debatida proposta de parceria com a universidade.

Wadsno Ribeiro, que esteve acompanhado pelo vereador Daniel Dias, foi recebido em reunião no prédio da Reitoria, pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago; e pelo vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha. O encontro contou com a participação de outros integrantes da gestão superior da universidade.

Na oportunidade, o gerente da FINEP conheceu as demandas de ações do planejamento estratégico da Unimontes, relacionadas, especialmente, à infraestrutura de ciência, tecnologia e inovação, além das atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Nossa gestão está de portas abertas para receber a todos que querem ajudar a desenvolver um ensino de qualidade em todas as regiões da área de abrangência da Universidade”, enfatizou o professor Wagner Santiago.

O Gerente da FINEP ressaltou a importância da parceria do órgão federal com a universidade norte-mineira. “A Unimontes já é parceira da FINEP em projetos de pesquisa. Nossa intenção é fortalecer esse vínculo, que para nós é de suma importância, com novas parcerias na área de inovação e tecnologia com ações de impacto na área desenvolvimento social. Queremos solucionar os gargalos de na área de infraestrutura da universidade o quanto antes”, assegurou Wadson Ribeiro.

“Fiz questão de acompanhar a visita da FINEP, por entender o papel da Unimontes na vida das pessoas. Como egresso, tive minha vida transformada através da educação que recebi aqui e hoje, posso retribuir contribuindo para sua valorização”, declarou o vereador Daniel Dias.

PRESENÇAS

A reunião com o gerente da FINEP contou ainda com as presenças dos pró-reitores de Pesquisa (professora Maria das Dores Magalhães Veloso) e de Pós-Graduação (professor Marlon Cristian Toledo Pereira), e da representante da Coordenadoria de Inovação Tecnológica da Unimontes, Ingred Thaiane Queiroz Souza; o Secretário de Relações Sindicais e Inclusão Produtiva da Confederação Nacional da Agricultura Familiar (Conaf), Hebert Levi.

MISSÃO DA FINEP

A FINEP é ligada ao Ministério de Ciências e Tecnologia e tem como missão promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. Transformar o Brasil por meio da inovação.

A Financiadora concede recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis a instituições de pesquisa e empresas brasileiras. O apoio da Finep abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos.

Editora Unimontes lança livro sobre Imunidade e COVID-19
Unimontes mostra atividades de extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Biblioteca Central da Unimontes recebe exposição bibliográfica “Cerpopular: educação popular, gênero e relações étnico-raciais”
Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq