A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é uma das instituições convidadas pelo Ministério Público de Minas Gerais para integrar o projeto “10Envolver” de diagnóstico social das principais dificuldades e desafios de 10 municípios mineiros de menor IDH. O convite foi formalizado pelo titular da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Social do Ministério Público (Cimos), promotor Paulo César Vicente Lima, durante reunião com o reitor João dos Reis Canela, pró-reitores (Extensão, Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação) e equipe da administração superior, na tarde dessa terça-feira (20).

O trabalho conjunto visa construir estratégias para apoiar esses municípios na busca do desenvolvimento por meio da inclusão social e da sustentabilidade ambiental. O promotor Paulo César Lima explicou que o projeto está em fase de elaboração, “já com sinalização positiva para a adesão da reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e de professores das Universidades Federais dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e de Minas Gerais (UFMG), além da própria Unimontes.

“A participação da Unimontes no projeto é de suma importância em face aos seus valiosos estudos e pesquisas desenvolvidos no Norte de Minas e demais regiões de sua abrangência, experiência que será imprescindível à iniciativa até porque, nessas áreas, estão os municípios de menor IDH de Minas”, completou o promotor.

Junto aos parceiros, a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Social pretende acompanhar de perto a elaboração dos diagnósticos e a implantação de eventuais planos de ações, bem como buscar outros parceiros que possam interferir diretamente no desenvolvimento desses municípios. Na segunda quinzena de janeiro, em encontro em Belo Horizonte, as instituições parceiras do Ministério Público apresentarão um plano de estudo/diagnóstico.

“Será uma atuação preventiva e resolutiva, buscando a eficácia social dos direitos fundamentais, que não podem se resumir à letra fria da lei; direito fundamental verdadeiro é aquele que chega à porta da casa do cidadão”, finalizou o promotor Paulo César Lima.

CONHECIMENTO PRÁTICO

“Por meio de suas pesquisas e ações nas diversas áreas do conhecimento, a Unimontes conhece bem a realidade social do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, situações que agregam valores especiais a um projeto dessa envergadura”, opinou o reitor João Canela, para logo após agradecer ao promotor pela associação da Universidade “à causa humana lançada pelo Ministério Público de Minas de apoio aos municípios mais carentes do Estado”.

“Os resultados dos projetos realizados pela Unimontes, em especial, nas ações extensionistas em quase um terço de nosso Estado, por si só, de imediato oferecem elementos para agregar e colaborar sumariamente na construção do projeto 10Envolver”, finalizou o reitor da Unimontes.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia