Realizada na noite dessa terça-feira (20/12), no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6, campus-sede), a solenidade de posse de 17 dos novos 21 integrantes do Conselho Universitário (Consu) da Universidade Estadual de Montes Claros. A cerimônia foi presidida pelo reitor João dos Reis Canela. Participaram também a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, pró-reitores e integrantes da administração superior, além de professores, servidores técnico-administrativos e convidados.

O reitor João Canela destacou o processo histórico do Norte de Minas contextualizando-o com a história do ensino superior na região. Ressaltou a contribuição de pessoas que se dedicaram ao processo de crescimento da Unimontes e, ao mesmo tempo, chamou a atenção para o compromisso de cada novo conselheiro no que diz respeito à responsabilidade com os novos rumos de inovação traçados para a Universidade Estadual de Montes Claros.

“Vocês assinaram o compromisso de debater, encaminhar e estudar as políticas estruturantes para nossa Universidade e tenho a certeza de que, juntos, vamos alinhavar um melhor diálogo e o maior entendimento no sentido de consolidar as nossas ações e colaborar com o progresso da nossa região”, salientou o reitor.

Já a vice-reitora Maria Ivete de Almeida enfatizou o discernimento, equilíbrio e responsabilidade em todas as ações direcionadas pelos conselheiros frisando: “temos que fazer desse espaço a casa da ética e do compromisso com total responsabilidade para atingirmos uma Universidade plena não só na qualidade do ensino, mas em todas as áreas do conhecimento”.

HOMENAGEM

Servidora Marlene Marques foi homenageada durante a solenidade (Foto)Ao final da solenidade, a servidora Marlene Marques da Silva Dias recebeu placa de homenagem da Unimontes em agradecimento aos serviços prestados à instituição como secretaria dos Conselhos Universitário (Consu), Curador e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) durante 14 anos. Como servidora, esteve na Unimontes por 31 anos, desde a antiga Fundação Norte-mineira de Ensino Superior (FUNM).

As eleições para a escolha dos novos membros do Conselho Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros foram realizadas no dia 9 de novembro último. O mandato é de dois anos, podendo ser renovado por mais um mandato.

O CONSU

O Conselho Universitário é o órgão máximo de deliberação da instituição, encarregado de traçar a política geral da Universidade Estadual de Montes Claros, tendo a seguinte composição: o reitor como presidente; a vice-reitora, como vice-presidente; os diretores de Centros de Ensino; 19 docentes; o presidente do DCE, como membro nato: 4 representantes discentes, 2 servidores técnico-administrativos; um representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; dois representantes da comunidade norte-mineira (sem vínculo com a universidade) – entre indicações de centrais e entidades classistas –; e o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). Galeria de Fotos