Com quatro projetos de pesquisa, a Universidade Estadual de Montes Claros está entre as instituições contempladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no âmbito dos editais 07/2011 – para as áreas de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas – e do edital 14/2011 (Universal/Faixa A). No total, serão captados recursos da ordem de R$ 58.505,06 para o desenvolvimento das quatro propostas da universidade.

“A aprovação desses projetos em uma instituição bastante conceituada como é o CNPq reitera a evolução na qualidade das pesquisas realizadas pela Unimontes”, destacou o pró-reitor de Pesquisa, Vicente Ribeiro Rocha Júnior.

No âmbito no Edital 07/2011 foram aprovadas as três propostas, entre as quais “Itinerários Poéticos – viagens, paisagens e imagens das cidades de Minas”, coordenada pela professora Ilca Vieira de Oliveira, do departamento de Comunicação e Letras, com financiamento de R$ 12.516,00.

Também foram contempladas pelo mesmo edital as pesquisas “Tambores da afirmação: negritude e resistência no batuque dos negros do Norte de Minas”, elaborada pelo professor João Batista de Almeida Costa, do departamento de Política e Ciências Sociais, no valor de R$ 13.000,06; e “Formação de professores a distância pelo sistema UAB: saberes e fazeres”, organizada pela professora Fábia Magali Santos Vieira, do departamento de Educação, de R$ 13 mil.

Já no Edital Universal 14/2011, a Unimontes teve aprovada o “Estudo das variantes polimórficas G1790a e C1772t do gene HIF-1 e da imunolocalização de proteínas associadas a angiogênese em leucoplasia bucal”, coordenada pelo professor André Luiz Sena Guimarães, do departamento de odontologia, no valor de R$ 19.990,00.