Raquete nas mãos, bolinha no bolso e mentalidade de atleta campeão. É hora de aprender um dos esportes mais incríveis do mundo. A Unimontes, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, a concessionária Polígono Fiat e o Max Min Clube serão parceiros no Projeto de Tênis Bolinha Amarela, que ensinará gratuitamente a prática de Tênis a crianças de 12 a 16 anos. A parceria conta ainda com a Associação Montes-clarense de Esporte (AME). A previsão é que a iniciativa comece a partir de 2023.

O projeto foi apresentado ao reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, pelo diretor de Tênis do Max Min Clube, Ricardo Barbosa, e pelo docente da Unimontes (vinculado ao departamento de Educação Física e do Desporto), Geraldo Magela Durães, que também preside a AME. O Pró-Reitor de Extensão, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros (Duda), também participou do encontro.

A proposta formal da parceria traz dados sobre a “carência de espaços que desenvolvam atividades de tênis de forma educativa, recreativa e social para pessoas de baixa renda na cidade”. Esse seria o principal objetivo do “Projeto Bolinha Amarela” nesta parceria com a Universidade.

“Vamos promover a cidadania de adolescentes e jovens em estado de vulnerabilidade social, a partir da socialização. Além disso, queremos proporcionar uma formação e interação na sociedade, incluindo as crianças em competições oficiais e não oficiais”, destacam os organizadores da iniciativa.

PROPOSTA INICIAL – Inicialmente, a empresa Fiat/Polígono será a patrocinadora e mantenedora do projeto, que destinará recursos para a realização das atividades e buscará também outros parceiros. Pelo Max Min Clube, o projeto prevê a cessão do espaço esportivo do clube, como quadras de tênis, vestiários, piscinas (prática recreativa), academia (para futuro treinamento dos atletas que se destacarem) e pista de caminhada.

Pela Unimontes, além de cessão de espaços como polo do projeto, serão ofertadas vagas de estágio remunerados com a participação de acadêmicos do curso de Educação Física, que atuarão no Centro Esportivo Universitário (CEU).

A previsão é que as aulas aconteçam nos turnos matutino e vespertino. Serão duas aulas por semana. Uma das metas é a participação, a princípio, de aproximadamente 40 alunos, sendo 20 da região próxima ao Clube e os outros 20 da Universidade, com idade de 6 a 16 anos. Além disso, o projeto pretende também estimular os acadêmicos de Educação Física à iniciação profissional, em estágios acadêmicos.

Relacionadas

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Editora Unimontes publica livro trabalho e formação humana