Raquete nas mãos, bolinha no bolso e mentalidade de atleta campeão. É hora de aprender um dos esportes mais incríveis do mundo. A Unimontes, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, a concessionária Polígono Fiat e o Max Min Clube serão parceiros no Projeto de Tênis Bolinha Amarela, que ensinará gratuitamente a prática de Tênis a crianças de 12 a 16 anos. A parceria conta ainda com a Associação Montes-clarense de Esporte (AME). A previsão é que a iniciativa comece a partir de 2023.

O projeto foi apresentado ao reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, pelo diretor de Tênis do Max Min Clube, Ricardo Barbosa, e pelo docente da Unimontes (vinculado ao departamento de Educação Física e do Desporto), Geraldo Magela Durães, que também preside a AME. O Pró-Reitor de Extensão, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros (Duda), também participou do encontro.

A proposta formal da parceria traz dados sobre a “carência de espaços que desenvolvam atividades de tênis de forma educativa, recreativa e social para pessoas de baixa renda na cidade”. Esse seria o principal objetivo do “Projeto Bolinha Amarela” nesta parceria com a Universidade.

“Vamos promover a cidadania de adolescentes e jovens em estado de vulnerabilidade social, a partir da socialização. Além disso, queremos proporcionar uma formação e interação na sociedade, incluindo as crianças em competições oficiais e não oficiais”, destacam os organizadores da iniciativa.

PROPOSTA INICIAL – Inicialmente, a empresa Fiat/Polígono será a patrocinadora e mantenedora do projeto, que destinará recursos para a realização das atividades e buscará também outros parceiros. Pelo Max Min Clube, o projeto prevê a cessão do espaço esportivo do clube, como quadras de tênis, vestiários, piscinas (prática recreativa), academia (para futuro treinamento dos atletas que se destacarem) e pista de caminhada.

Pela Unimontes, além de cessão de espaços como polo do projeto, serão ofertadas vagas de estágio remunerados com a participação de acadêmicos do curso de Educação Física, que atuarão no Centro Esportivo Universitário (CEU).

A previsão é que as aulas aconteçam nos turnos matutino e vespertino. Serão duas aulas por semana. Uma das metas é a participação, a princípio, de aproximadamente 40 alunos, sendo 20 da região próxima ao Clube e os outros 20 da Universidade, com idade de 6 a 16 anos. Além disso, o projeto pretende também estimular os acadêmicos de Educação Física à iniciação profissional, em estágios acadêmicos.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária