Com o objetivo de divulgar as vantagens que as empresas podem ter, ao serem parceiras da Universidade, foi lançado oficialmente na quarta-feira (14), na sala dos Conselhos da Unimontes, o Programa Empresa Parceira da Unimontes. A Cerimônia ocorreu no prédio da Reitoria, no campus-sede.

Como Universidade de integração regional, a Unimontes, ao longo dos seus 60 anos de história, se tornou o coração intelectual norte-mineiro, formando pessoas qualificadas, produzindo ciência e tecnologias em diversas áreas. O Programa Empresa Parceira da Unimontes visa exaltar as relações de parcerias.

Professora Sara Gonçalves diretora executiva da Inemontes (foto: Sinara Santos)

A diretora executiva da Inemontes, professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, abriu oficialmente o evento. Ela apresentou o leque de benefícios que as empresas parceiras têm ao se vincular a Unimontes, como publicidade e impacto social, oriundos da própria pesquisa. A Pró-Reitora de Pesquisa, professora Clarice Diniz Alvarenga Corsato, destacou a importância do lançamento e abertura da Universidade às empresas.

Momento do pronunciamento do reitor, professor Antônio Alvimar (foto: Sinara Santos)

“Precisamos fazer as discussões necessárias, com abertura e inovação e consciência cidadã” afirmou o reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, ao ressaltar a importância de uma universidade que faça um movimento de “derrubar seus muros” para que de fato esteja inserida na sociedade e não separada.

Ainda durante o seu pronunciamento, o reitor, professor Antônio Alvimar, lembrou das ações pontuais realizadas pela Universidade nos últimos quatro anos. “Fizemos vários esforços para pensar e mover a Unimontes para outros espaços, como exposições e feiras de inovação. Nosso movimento de levar a universidade para fora do campus começa com esses diálogos produtivos”, ponderou o reitor, e comentou a dinâmica das universidades europeias, que ouvem os empresários e suas empresas. “É um sonho, exatamente esse momento, em que podemos ver a universidade recebendo demandas das empresas” procurando fazer sempre uma gestão de resultados”, destaca.

Entrega de certificados às empresas parceiras (Foto Sinara Santos)

A solenidade de lançamento contou com a presença de representantes das empresas parceiras que já contribuem diretamente com a Unimontes aos quais foi concedido o Certificado de Parceria.

Receberam a certificação de Empresa Parceira da Unimontes – 2019/2022 : Novo Nordisk, COOPEMAPI, MINARVN e PAIS

Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil LTDA – empresa do setor farmacêutico para humanos, que oferece produtos para diabetes e inclui os sistemas de aplicação de insulina. A parceria com a Unimontes, tem o objetivo de desenvolvimento de atividades científicas e tecnológicas para a contribuição para o desenvolvimento de produtos e aprimoramento de processos de produção. Além de contribuir com o desenvolvimento de atividades para controle de qualidade do ambiente.

Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (COOPEMAPI), MINARVN e Pais – Programa Agroindustrial Sustentável. A parceria com a Unimontes tem o objetivo de caracterizar os produtos para agregar valor aos méis e a outros produtos do APL, como própolis e pólens inovadores e também desenvolver novos produtos em parceria e apoiar na proteção da propriedade intelectual. Com apoio da Unimontes, o produto “Mel de Aroeira” do APL de apicultura do Norte de Minas foi reconhecido em 2022 como uma indicação geográfica, na modalidade “Denominação de Origem”. COOPEMAPI recebeu um prêmio, entre 4 prêmios oferecidos no mundo pela OMPI – Organização Mundial de Propriedade Intelectual.

KMMD ou MINARVN – empresa cujo objetivo é o desenvolvimento e a produção de cosméticos de plantas dos biomas brasileiros.

A parceria com a Unimontes tem como finalidade a cooperação na pesquisa de produtos do cerrado com aplicação na indústria cosmética e processos correlacionados. A MINARVN assinou o primeiro contrato de transferência de tecnologia da Unimontes, de um produto cosmético antienvelhecimento desenvolvido pelo o Programa de Pós-Graduação Profissional em Biotecnologia, com participação da professora Dra Vanessa de Andrade Royo e da egressa do PPGB, Carla Patrícia Andrade Costa.

Programa Agroindustrial Sustentável (PAIS) – Empresa de base tecnológica que surgiu com participação de estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Unimontes – Aproveitamento de resíduo do coco macaúba para produção de briquetes,do Programa Ecomudança que é uma iniciativa criada pelo Banco Itaú, juntamente com o Instituto Ekos Brasil.

É uma empresa que produz lenha ecológica ‘briquete’ por meio da compactação de biomassa, e utilização de co-produtos gerados em diversas cadeias produtivas que muitas vezes poluem o meio ambiente. A empresa encontra-se aliada ao programa “Centelha”, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. Aos projetos selecionados, o Programa oferece capacitações, recursos financeiros e outros tipos de suporte, a fim de impulsionar a transformação de ideias em negócios de sucesso. Atualmente a empresa encontra-se em processo de desenvolvimento de novos produtos.

Museu Regional do Norte de Minas (Unimontes) realiza Chamamento Público Das Exposições Temporárias para 2025
Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras