Parceria em que todos ganham. A Unimontes, por meio do Laboratório de Ensino de Microbiologia, localizado no 3º piso do prédio 6, recebeu três equipamentos para uso e o desenvolvimento de professores e acadêmicos da Universidade. Trata-se de duas incubadoras e uma estufa para esterilização. A doação é fruto de uma parceria com a empresa dinamarquesa Novo Nordisk, com unidade em Montes Claros e referência na produção de insulina e no tratamento do diabetes no mundo. 

A coordenadora do laboratório, professora doutora Alessandra Ericsson, explica que a doação foi possível porque a Universidade atendeu a vários requisitos descritos em edital publicado pela empresa. Em um dos ritos de verificação e acompanhamento, o laboratório recebeu a visita de duas analistas de gestão da área de sustentabilidade da Novo Nordisk, Aline de Fátima Siqueira e Mirtes Queiroz, nessa sexta-feira (3/2). 

DSC 0193

Técnica universitária da saúde, Leia Cardoso mostra um dos equipamentos recebidos (fotos: Andrey Librelon/Unimontes)

Quesito, a visita cumpre o objetivo de verificar o uso final dos aparelhos adquiridos por meio do edital. Juntos, o valor estimado dos equipamentos doados até agora representam R$ 60 mil, o que, sem a doação, se tornaria mais uma despesa para a Universidade. Também acompanharam a visita a técnica universitária da saúde, Leia Cardoso, e o professor de Microbiologia, doutor Mauro Aparecido Sousa Xavier.

Não somente o laboratório de ensino de microbiologia, mas também o laboratório de Epidemiologia e Biocontrole de Microrganismos participou do processo para pleitear bens para a Unimontes. Dentre os bens concedidos estão uma Gabine de Biossegurança, um ultrafrezer e espectofotômetro avaliados em R$ 40 mil reais. O coordenador do laboratório, professor Sérgio Avelino Mota Nobre pontua que os equipamentos adquiridos auxiliarão em pesquisa e ensino na área de bioprospeção de Actinomicetos candidatos a produtores de antibióticos. 

“Temos implantado ferramentas de gestão no laboratório dentre as quais o “5 S” (cinco letras japonesas que representam utilização, arrumação, limpeza, disciplina e higiene). E os equipamentos têm sido extremamente úteis para ensino e a pesquisa na área de microbiologia na Unimontes”, comemora a professora Alessandra Ericsson. 

CIDADANIA – Engana-se que o objetivo do processo de doação seja dar apenas continuidade ao uso e vazão para aquisição de equipamentos mais modernos. “A proposta é fazer a diferença no local onde estamos inseridos. A visita às instituições beneficiadas faz parte desse monitoramento. Queremos a vida útil dos aparelhos seja atendida, servindo ao ensino de qualidade e elevando o nível de conhecimento na academia. Nada mais é que o exercício do compromisso social, econômico e sustentável”, explica Aline de Fátima Siqueira. 

Os aparelhos antigos do Laboratório de ensino de Microbiologia já têm destino certo: serão reutilizados no laboratório de pesquisa em Citologia e Histologia da Universidade sob coordenação da professora doutora Fabiana Mantragolo.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia