Está disponível para pesquisa a edição mais recente da Revista Desenvolvimento Social (RDS), da Universidade Estadual de Montes Claros. A publicação corresponde ao terceiro quadrimestre de 2016 e reúne produções científicas de pesquisadores da Unimontes e de outras instituições de Minas e do País. Com endereço eletrônico próprio (www.rds.unimontes.br) e vinculada ao Portal de Periódicosda Universidade, a revista é organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Unimontes (PPGDS) – mestrado e doutorado.

“Não há fronteiras para a produção do conhecimento e, por isso, a Revista Desenvolvimento Social abre espaço para a divulgação da produção científica de pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação que atuem em áreas vinculadas ao tema central, seja qual for sua instituição de origem”, explica o editor, professor Marcos Esdras Leite.

Acesse

O número 19 conta com 13 artigos, com abordagens sobre recursos hídricos, geotecnologia associada aos indicadores sociais, dinâmicas territoriais em vazantes e vargens do Rio São Francisco, Agricultura Urbana e Modernidade nas comunidades quilombolas, dentre outras. A abrangência nacional relatada pelo editor é comprovada nesta edição, com textos produzidos, por exemplo, por pesquisadores de Tocantins e da Paraíba.

SOBRE

A Revista Desenvolvimento Social foi lançada em 2008, com nove artigos. No mesmo ano, foi publicada a segunda edição, com sete produções. Atualmente, a periodicidade é de quatro meses. Em 2013, a RDS foi inserida na Plataforma Qualis, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/Ministério da Educação).

O editor explica que a publicação é de fluxo contínuo, ou seja, não há editais com prazos para a submissão de artigos. “O envio de estudos é permanente: basta o interessado acessar o nosso sistema e submeter o artigo à avaliação dos Conselhos Editoriais e Científicos”, acrescenta Esdras, que integra o corpo docente do PPGDS nas áreas de mapeamentos sociais e políticas públicas.

Aliás, a composição dos Conselhos da RDS é outro ponto que abre perspectivas positivas para o bom relacionamento científico da Unimontes com universidades brasileiras e estrangeiras. Entre os conselheiros estão professores de instituições da Alemanha (Kassel), Espanha (Barcelona), Estados Unidos e Portugal (Lisboa), além de Minas Gerais (UFMG, PUC-Minas e UFU), Goiás (UFG) e Bahia (UFRB e UFBA).

Um destaque está na participação de mestrandos da própria Unimontes na produção de artigos. Segundo o editor, houve uma mudança no perfil do acadêmico nos últimos anos, com o envolvimento na investigação científica ainda nos primeiros períodos da graduação. “Este comportamento agrega valores à graduação e abre portas para a continuação dos estudos em mestrados e doutorados. O aluno passa a dominar a redação acadêmica associada aos perfis que interessam à revista”, finaliza Marcos Esdras.