Cerca de 14 mil pessoas estão aptas a participar do processo eleitoral

Nesta quinta-feira (10), serão realizadas as eleições para a composição das listas tríplices para os cargos de reitor e vice-reitor(a) da Unimontes – Gestão 2022/2026. A votação será de 8h às 22h, no campus-sede, nos 11 campi e núcleos nas regiões Norte de Minas, Central e Noroeste do estado e Vale do Jequitinhonha, além das demais unidades da Unimontes em Montes Claros e no Escritório de Representação em Belo Horizonte (ERU).

Conforme as regras do processo eleitoral, o voto na universidade é paritário: professores (peso de 70%), servidores técnico-administrativos (15%) e acadêmicos (15%). Após a apuração dos votos pela Comissão Eleitoral, o Conselho Universitário (Consu) se reunirá para homologar o resultado, no dia 23 de novembro.

Na sequência, as listas tríplices para reitoria e para a vice-reitoria serão encaminhadas, em ordem alfabética, ao governador do Estado, Romeu Zema, para a nomeação dos dirigentes da Instituição, o que que deverá acontecer até 26 de dezembro, quando termina a atual gestão.

CERCA DE 14 MIL VOTANTES – Ao todo, estão aptas a participar do processo eleitoral cerca de 14 mil pessoas, incluindo 954 professores efetivos e designados, 1.419 servidores técnico-administrativos efetivos e comissionados e 11,63 mil alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação, de Pós-Graduação Lato sensu e Stricto sensu, de educação profissional de nível técnico e tecnólogos, presenciais e a distância. Cada professor, servidor técnico-administrativo ou aluno deverá votar na respectiva unidade onde é lotado.

Processo eleitoral na Unimontes. 14 mil pessoas estão aptas a votar (foto: Arquivo/Ascom/Unimontes)

LOCAIS DE VOTAÇÃO – No campus-sede, as sessões de votação serão instaladas nos prédios dos centros de ensino (1, 2, 3 e 6) e na sede da Reitoria (prédio 5). Ainda em Montes Claros, haverá urnas no Hospital Universitário Clemente de Faria e no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT).

A votação também acontecerá nos campi de Almenara (Vale do Jequitinhonha), Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Pirapora, Salinas e São Francisco (Norte de Minas); Paracatu e Unaí (Noroeste); e nos núcleos de Pompéu e Joaíma, além do Escritório de Representação da Unimontes (ERU) em Belo Horizonte.

CANDIDATURAS DISTINTAS – Os candidatos a reitor e vice-reitor concorrem indistintamente, sem a formalização de chapas. Porém, a votação para os dois cargos será feita na mesma cédula. Haverá uma diferenciação de cédulas em cores por cada categoria: amarela (professores), branca (alunos) e azul (servidores técnico-administrativos).

Pelas regras do processo, definidas pelo Consu, aqueles que tiverem mais de um cargo na Instituição – professor e servidor técnico-administrativo -, deverão votar uma única vez, prevalecendo a categoria de maior peso.

OS CANDIDATOS – Concorrem ao cargo de reitor da Unimontes os professores Antônio Alvimar Souza (atual reitor), Geélison Ferreira Silva e Wagner de Paulo Santiago. Disputam a vice-reitoria os professores Dalton Caldeira Rocha, Danilo Fernando Macedo Narciso e Helena Amália Papa.

Ainda que pelas regras não exista formação de chapas, fizeram campanhas juntos os candidatos: Antônio Alvimar (para reitor) e Helena Papa (para vice-reitora), Geélison Ferreira Silva (para reitor) e Danilo Narciso (para vice-reitor); e Wagner Santiago (para reitor) e Dalton Caldeira Rocha (para vice-reitor).

Eleições Unimontes
Quinta-feira (10)
Cargos de reitor e vice-reitor(a) da Unimontes
Horário: 8h às 22h
Local: Campus-sede, nos 11 campi e núcleos nas regiões Norte de Minas, Central e Noroeste do estado e Vale do Jequitinhonha, além das demais unidades da Unimontes em Montes Claros e no Escritório de Representação em Belo Horizonte (ERU)

No Campus Unaí, a Mesa Receptora será posta na sala da Coordenação do Campus Unaí (Escola Estadual Teófilo Martins Ferreira, Rua das Magnólias, 180 – Bairro: Jardim.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária