A professora Elisângela Mesquita Silva, egressa do Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários da Unimontes (PPGL), foi selecionada pelo Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores Alfabetizadores – Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) para participar do curso de formação de professores alfabetizadores, que ocorrerá em Portugal.

Mesquita defendeu o seu mestrado na Unimontes em abril de 2021, tendo como tema “A literatura em livro didático da educação básica: entre o letramento literário e a pedagogização”, sob a orientação da professora Dra. Rita de Cássia Silva Dionísio Santos, com a qual estabelece regulares parcerias em projetos de pesquisa, organização de eventos e publicações acadêmicas relacionadas a estudos literários e voltadas à formação de professores para o trabalho com textos literários.

Efetiva há 28 anos na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Montes Claros, atualmente, a professora Elisângela Mesquita exerce o cargo de diretora técnico-pedagógica do município, coordena equipes de trabalho da Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1º aos 9º anos, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Inclusiva e Projetos de Intervenção Pedagógica e Formação Continuada de Professores. Também desenvolve várias atividades pedagógicas nas escolas públicas municipais, como o Projeto de Intervenção: Recuperação da aprendizagem e Formação Continuada de Professores, temas do seu projeto selecionado pela CAPES.

Classificação e Portugal – A professora foi classificada no 2º lugar em Minas Gerais e 24º no Brasil. O Programa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC). O processo seletivo ofereceu 100 vagas para o aperfeiçoamento de professores das redes públicas de educação básica que trabalham com alfabetização, sendo destinadas duas vagas para cada uma das unidades da federação e o restante para ampla concorrência.

Em Portugal – O curso de aperfeiçoamento tem duração de seis semanas, carga horária de 240 horas, e acontecerá entre os meses de novembro e dezembro deste ano. As aulas presenciais serão ministradas em parceria com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. As atividades práticas e visitas às escolas serão acompanhadas pelo Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL) do Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Museu Regional do Norte de Minas (Unimontes) realiza Chamamento Público Das Exposições Temporárias para 2025
Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras