A primeira experiência da maior universidade pública da região Norte de Minas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), revela aspectos importantes que consolidam ainda mais o papel regional da Unimontes. E, ao mesmo tempo, impõe desafios para o avanço da instituição comprometida com a qualidade e excelência do Ensino Superior.

Conforme os números oficiais do SiSU/2016, a Universidade Estadual de Montes Claros recebeu inscrições de estudantes de todos os estados brasileiros –exceto Roraima. Dos 33.565 participantes – registrados de forma expressiva no 1º semestre – 30.251 são de Minas Gerais (ou seja, 90% dos interessados). Depois aparecem São Paulo com 1.685 e a Bahia com 449 inscritos.

Na área de atuação da Universidade, os números seguem significativos: No Norte de Minas foram inscritos 25.165 estudantes. Em seguida está o Noroeste de Minas com 1.148 candidatos; outros 960 são dos Vales do Mucuri e do Jequitinhonha. A somatória corresponde a 81,25% de participantes concentrados nas regiões que já são de abrangência da Unimontes ao longo de 53 anos de existência.

A participação da Universidade Estadual de Montes Claros pela primeira vez no SiSU sinaliza, ainda, demanda expressiva de candidatos interessados nos cursos de graduação. Foram ao todo, 33.565 inscritos em 49 cursos do 1º semestre coma oferta de 1.178 vagas. A procura teve aumento de 104,2%na comparação com os dois últimos vestibulares tradicionais (somados).

MAIS NÚMEROS

Arte graficoDos 33,5 mil participantes na Unimontes pelo Sisu, 63,4% são mulheres. Quase 80% estão na faixa etária entre 16 e 24 anos (33% até 17 anos e 44% de 18 a 24 anos). Os cursos de bacharelado foram os mais procurados, com 53,6% dos inscritos. Para as licenciaturas, são 41,6% inscritos e outros 4,72% nos cursos tecnólogos.

O curso de Medicina (Ampla Concorrência) é o mais concorrido, com 123,18 candidatos por vaga, seguido por Odontologia (106,1), Enfermagem (95,7), Administração Noturno (88,5), Direito Noturno (86,2) e Educação Física Noturno (72,6).

O MEC divulgou no dia 18/1, o resultado final do Sisu para 49 cursos superiores da Unimontes (licenciaturas, bacharelado e tecnólogos) ministrados em Montes Claros e cidades do Norte e Noroeste de Minas, Centro e no Vale do Jequitinhonha.

O recebimento de matrículas dos candidatos aprovados começou na última sexta-feira (22/1) e se estende até esta terça-feira (26/1). No campus-sede, a Secretaria Geral preparou um serviço de atendimento especial para facilitar o processo, mas é imprescindível que o candidato acesse primeiro o portal eletrônico www.sisu.unimontes.br e realize o pré-cadastro com as informações pessoais e escolares antes do ato da matrícula.