“A sociedade necessita de profissionais éticos e comprometidos com o desenvolvimento social, econômico e cultural e nesse contexto, a Unimontes oportuniza não só o conhecimento teórico, mas os princípios humanizadores que transformam estudantes em profissionais sintonizados com a realidade que tanto beneficia o Estado de Minas Gerais”. A afirmação é do patrono geral da solenidade de outorga de grau, Márcio Rosa Portes, subsecretário de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), durante a segunda solenidade unificada de outorga de grau da Universidade Estadual de Montes Claros – referente ao 2º semestre de 2015.

O evento foi realizado nessa segunda-feira (25/1), com a graduação de 102 novos profissionais de cursos das áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Biológicas, segundo dados da Secretaria Geral: Artes/Teatro, Artes/Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia e Letras/Português – e alunos de cursos extemporâneos. O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, presidiu a solenidade, que contou com as presenças do vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza, pró-reitores, diretores de Centro, professores, servidores e familiares.

MontesClaros subsecretarioO patrono geral destacou também a indispensável contribuição proporcionada pela Unimontes com a oferta de cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e a distância. “A Sectes e o Governo do Estado têm orgulho de ter a Unimontes como a maior ferramenta de desenvolvimento de Ensino Superior público e de qualidade que, efetivamente, transforma a realidade das regiões Norte, Noroeste de Minas e Vales do Mucuri e do Jequitinhonha, além de outras regiões atendidas. Vocês, novos profissionais graduados, agora têm o dever de dar continuidade a esta missão tão especial”, finalizou.

Veja também: Em 11 eventos, Unimontes encerra calendário de outorgas com a graduação de 647 acadêmicos

EVENTOS

Em dois eventos, a Unimontes graduou 456 novos profissionais. No dia 28 de dezembro último, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, em Montes Claros, a Unimontes realizou a primeira solenidade unificada de outorga de grau de cursos ministrados no campus-sede para o segundo semestre letivo de 2016. Foram graduados 354 novos profissionais de Administração, Artes/Música, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Sistemas, Geografia, História, Letras/Inglês, Letras/português, Matemática, Medicina, Odontologia, Pedagogia, Serviço Social, Sistemas de Informação e Tecnologia em Gestão Pública.

Reitor graduanda2016“Podemos afirmar que a Universidade Estadual de Montes Claros vive uma nova era com a consolidação de ações estruturantes que beneficiam a comunidade acadêmica e, ao mesmo tempo, toda a sociedade atendida. Realizamos o concurso para professores o que viabiliza a estabilidade funcional com o quadro atual com mais de 70% de professores efetivos. Além disso, iniciamos uma experiência inovadora com a adesão ao SiSU e lançamos durante a gestão uma política de participação mais coletiva e democrática”, pontuou o reitor João Canela durante a solenidade.

“Todo este trabalho permite um direcionamento novo e adequado para a Instituição que tem o papel fundamental de formar profissionais diferenciados que colaboram com o desenvolvimento do nosso País, em especial, das regiões atendidas pela Unimontes”, completou o reitor.