A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) por meio do Ambulatório de Chagas realizou nesta segunda-feira (15/04), ação de conscientização alusiva ao Dia Mundial de Chagas (14 de abril). A ação teve como objetivo principal acolher e homenagear os pacientes que são tratados no ambulatório, proporcionando um momento de confraternização e reconhecimento da importância de cada indivíduo na luta contra essa doença negligenciada.

O Ambulatório de Chagas da Unimontes desempenha um papel crucial no contexto da saúde pública regional, especialmente no norte de Minas Gerais, uma área que registra uma alta incidência dessa condição. Além de oferecer tratamento médico, o ambulatório se dedica ao acompanhamento contínuo dos pacientes afetados pela doença de Chagas, uma enfermidade causada pelo parasita Trypanosoma Cruzi, transmitido principalmente por insetos conhecidos como barbeiros.

Além do atendimento clínico, o ambulatório de Chagas da Unimontes é também um centro de pesquisa ativo, onde estudos são realizados para melhor entender a doença de Chagas e desenvolver novas estratégias de tratamento e prevenção. Essas pesquisas são essenciais para avançar no conhecimento da doença e para propor soluções que possam aliviar o sofrimento dos pacientes e, eventualmente, levar à erradicação da doença.

De acordo com o médico infectologista Luciano Freitas Fernandes, professor da Unimontes e responsável pelo Ambulatório de Chagas, a iniciativa de registrar a data do Dia Mundial de Chagas destaca a importância de conscientizar a população sobre a doença de Chagas e de promover mais recursos para a pesquisa e tratamento. “Através desses esforços, a Unimontes não só contribui significativamente para melhorar a qualidade de vida de seus pacientes, mas também lidera pelo exemplo na batalha contra uma das doenças mais desafiadoras e negligenciadas no Brasil”.

A enfermeira Ariela Mota, Coordenadora do Ambulatório, salienta que “a conscientização da população é de suma importância e lembra dos fatores de riscos que são: mora ou morou em área onde tem barbeiro ou próximo a locais onde tem; mora ou morou em casa de madeira, pau a pique, estuque, taipa, sapê ou de barro; foi picado pelo barbeiro (chupão, chupança, fincão); recebeu transfusão de sangue antes de 1992; alguém na sua família tem chagas e mora em mora em região endêmica. Se tiver um dos critérios, deve fazer a sorologia”.

O ambulatório de Doença de Chagas é localizado no Centro de Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves Caetan – Hospital Universitário HU Unimontes. Para mais informações, a população deverá entrar em contato através do telefone 38-99116-8346.

Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Realizada na Unimontes Roda de Conversa sobre “Etarismo, equidade e empregabilidade para pessoas 50+”