Ao abordar civilização e barbárie, “O Enigma de Kaspar Hauser“ estimula uma discussão muito atual sobre os processos culturais de aprendizado

Na próxima quarta-feira (17/04), o Cinema Comentado Cineclube em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) – através do Programa de Pós-Graduação em Letras-Estudos Literários (PPGL) e do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV) – exibe “O Enigma de Kaspar Hauser”, do premiado diretor alemão Werner Herzog. A sessão será às 19h, no 2º andar do prédio 2, no Auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH-Unimontes).

Em 1828, um jovem chamado Kaspar Hauser aparece de repente na cidade de Nuremberg e mal consegue falar ou andar, além de portar um estranho bilhete. As autoridades descobrem que ele ficou trancado desde a infância em um cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Inicia-se o processo de “inserção” do personagem na sociedade sendo tratado, inicialmente, como figura exótica circense até encontrar apoio no processo de aprendizado e entendimento das normas sociais.

O filme se fundamenta na proposta de contrapor as perspectivas de natureza e cultura, ou civilização e barbárie, identificando os conflitos entre modernidade e atraso. Herzog construiu uma filmografia que revela as possibilidades deste embate em obras consagradas como “Aguirre, a Cólera dos Deuses” (1972), “Nosferatu – O Vampiro da Noite” (1979), “Fitzcarraldo” (1982); documentários diversos (“O Homem-Urso”, “Meu Melhor Inimigo” e “Caverna dos Sonhos Esquecidos”); e inclusive produções policiais e de aventura – “Vício Frenético” (2009), “O Sobrevivente” (2006).

De acordo com o crítico Fernando JG, do site Plano Crítico, “Werner atua como um cientista, forjando e estudando o homem a partir de uma réplica cinematográfica, a qual ele tem o direito de manipular e obter resultados ótimos, por exemplo, quando questiona a ideia de Deus – noção esta inconcebível para Kaspar. O diretor brilha e é possível ver a sua mão em cada frame e em cada detalhe, que se não te faz admirar pela narrativa, com certeza te leva para outra dimensão através da trilha sonora e da fotografia”.

Em síntese, “O Enigma de Kaspar Hauser” é um convite para o público pensar e questionar o processo civilizatório e social ao qual estamos subordinados; as ideias de caos e de conhecimento atravessam a narrativa cinematográfica provocando o encantamento da plateia com um história de forte humanismo e reflexão.

As sessões do Cinema Comentado Cineclube são gratuitas e seguidas de conversas com o público para compartilhar opiniões e democratizar a compreensão a todos e todas. Afinal, um dos fundamentos do Cineclube é proporcionar uma experiência cinematográfica estética e reflexiva ao público.

Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Realizada na Unimontes Roda de Conversa sobre “Etarismo, equidade e empregabilidade para pessoas 50+”