Universidade marca presença em lançamento de programa de automação

O Governo de Minas lançou o Automatiza.MG. Trata-se de um projeto inovador, que usa tendências de tecnologia e soluções de inteligência artificial para automatizar processos na administração pública. A iniciativa, proposta pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), tem como objetivo a melhoria do trabalho dos servidores, para que eles possam dedicar mais tempo a atividades estratégicas, aprimorando cada vez mais a prestação de serviço aos cidadãos.

Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está inserida no Programa Automatiza MG e vai adotar inovações que visam a modernização de suas atividades e a melhoria do atendimento à comunidade acadêmica. O diretor de Tecnologia da Informação da Unimontes, Eduardo Diniz, participou da solenidade do lançamento do Automotiza.MG, realizada no dia 9 de abril, Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, contou com participação do governador Romeu Zema e da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

O responsável pela DTI da Unimontes ressalta que o programa “viabilizará a utilização de ferramentas de tratamento de dados em larga escala, automação de processos por meio de robôs digitais, aplicação de inteligência artificial e outras ferramentas de planejamento e otimização voltadas para a administração pública”.

Foto: Eduardo Diniz

Nesse sentido, as ações também serão implementadas na Universidade Estadual de Montes Claros. “Serão avaliados os robôs que já estão disponibilizados nas bibliotecas do site Automatiza Minas e executados alguns projetos de testes. Em seguida, a partir de um trabalho de mapeamento de fluxos que já vem sendo realizado pela Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças (PRPGF) localizar tarefas repetitivas ou complexas e que podem ser auxiliadas pela automação e inteligência artificial, desenvolver as ferramentas apropriadas, monitorar e avaliar os resultados”, explica Eduardo Diniz.

Segundo ele, a previsão é de que os pilotos sejam executados e os primeiros robôs da Unimontes em operação ainda neste semestre.

O diretor da DTI/Unimontes destaca que, ao participar do lançamento do Programa Automatiza MG, buscou maior aproximação com o Laboratório de Inovação em Governo – LAB.MG, uma iniciativa conjunta da Seplag e da Fundação João Pinheiro – FJP. “A Unimontes estreitou laços com o LAB.MG no intuito de fortalecer as iniciativas e parcerias em inovação, inteligência artificial e otimização de processos na gestão pública”, destaca o diretor Eduardo Diniz.

“O laboratório prega que a inovação é fundamental para o setor público e que os desafios podem ser resolvidos de maneira diferente, sendo, portanto, um laboratório de inovação em governo, proporcionando um espaço criativo para criar ideias inovadoras diretamente na administração pública”, afirma o diretor de Tecnologia da Informação da Unimontes.

Museu Regional do Norte de Minas realiza chamamento público de exposições temporárias para 2025
Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras