Com o objetivo de divulgar as vantagens que as empresas podem ter, ao serem parceiras da Universidade, foi lançado oficialmente na quarta-feira (14), na sala dos Conselhos da Unimontes, o Programa Empresa Parceira da Unimontes. A Cerimônia ocorreu no prédio da Reitoria, no campus-sede.
Como Universidade de integração regional, a Unimontes, ao longo dos seus 60 anos de história, se tornou o coração intelectual norte-mineiro, formando pessoas qualificadas, produzindo ciência e tecnologias em diversas áreas. O Programa Empresa Parceira da Unimontes visa exaltar as relações de parcerias.
A diretora executiva da Inemontes, professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, abriu oficialmente o evento. Ela apresentou o leque de benefícios que as empresas parceiras têm ao se vincular a Unimontes, como publicidade e impacto social, oriundos da própria pesquisa. A Pró-Reitora de Pesquisa, professora Clarice Diniz Alvarenga Corsato, destacou a importância do lançamento e abertura da Universidade às empresas.
“Precisamos fazer as discussões necessárias, com abertura e inovação e consciência cidadã” afirmou o reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, ao ressaltar a importância de uma universidade que faça um movimento de “derrubar seus muros” para que de fato esteja inserida na sociedade e não separada.
Ainda durante o seu pronunciamento, o reitor, professor Antônio Alvimar, lembrou das ações pontuais realizadas pela Universidade nos últimos quatro anos. “Fizemos vários esforços para pensar e mover a Unimontes para outros espaços, como exposições e feiras de inovação. Nosso movimento de levar a universidade para fora do campus começa com esses diálogos produtivos”, ponderou o reitor, e comentou a dinâmica das universidades europeias, que ouvem os empresários e suas empresas. “É um sonho, exatamente esse momento, em que podemos ver a universidade recebendo demandas das empresas” procurando fazer sempre uma gestão de resultados”, destaca.
A solenidade de lançamento contou com a presença de representantes das empresas parceiras que já contribuem diretamente com a Unimontes aos quais foi concedido o Certificado de Parceria.
Receberam a certificação de Empresa Parceira da Unimontes – 2019/2022 : Novo Nordisk, COOPEMAPI, MINARVN e PAIS
Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil LTDA – empresa do setor farmacêutico para humanos, que oferece produtos para diabetes e inclui os sistemas de aplicação de insulina. A parceria com a Unimontes, tem o objetivo de desenvolvimento de atividades científicas e tecnológicas para a contribuição para o desenvolvimento de produtos e aprimoramento de processos de produção. Além de contribuir com o desenvolvimento de atividades para controle de qualidade do ambiente.
Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (COOPEMAPI), MINARVN e Pais – Programa Agroindustrial Sustentável. A parceria com a Unimontes tem o objetivo de caracterizar os produtos para agregar valor aos méis e a outros produtos do APL, como própolis e pólens inovadores e também desenvolver novos produtos em parceria e apoiar na proteção da propriedade intelectual. Com apoio da Unimontes, o produto “Mel de Aroeira” do APL de apicultura do Norte de Minas foi reconhecido em 2022 como uma indicação geográfica, na modalidade “Denominação de Origem”. COOPEMAPI recebeu um prêmio, entre 4 prêmios oferecidos no mundo pela OMPI – Organização Mundial de Propriedade Intelectual.
KMMD ou MINARVN – empresa cujo objetivo é o desenvolvimento e a produção de cosméticos de plantas dos biomas brasileiros.
A parceria com a Unimontes tem como finalidade a cooperação na pesquisa de produtos do cerrado com aplicação na indústria cosmética e processos correlacionados. A MINARVN assinou o primeiro contrato de transferência de tecnologia da Unimontes, de um produto cosmético antienvelhecimento desenvolvido pelo o Programa de Pós-Graduação Profissional em Biotecnologia, com participação da professora Dra Vanessa de Andrade Royo e da egressa do PPGB, Carla Patrícia Andrade Costa.
Programa Agroindustrial Sustentável (PAIS) – Empresa de base tecnológica que surgiu com participação de estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Unimontes – Aproveitamento de resíduo do coco macaúba para produção de briquetes,do Programa Ecomudança que é uma iniciativa criada pelo Banco Itaú, juntamente com o Instituto Ekos Brasil.
É uma empresa que produz lenha ecológica ‘briquete’ por meio da compactação de biomassa, e utilização de co-produtos gerados em diversas cadeias produtivas que muitas vezes poluem o meio ambiente. A empresa encontra-se aliada ao programa “Centelha”, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. Aos projetos selecionados, o Programa oferece capacitações, recursos financeiros e outros tipos de suporte, a fim de impulsionar a transformação de ideias em negócios de sucesso. Atualmente a empresa encontra-se em processo de desenvolvimento de novos produtos.