A Universidade Estadual de Montes implementa ações no sentido de divulgar as boas práticas relativas à integridade, ética, responsabilidade e transparência no serviço público. Com esta proposta, em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE), será realizada no campus-sede da Universidade apresentação do Plano Mineiro de Promoção da Integridade (PMPI), marcado para o dia 19 de novembro.

O trabalho no âmbito da Universidade é coordenado pela Controloadoria Seccional, chefiada pela auditora Aurisete Tiago Dias. O encontro contará com as presenças do controlador-geral do Estado de Mina Gerais, Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda, e da subcontroladora de Transparência e Integridade do Estado, Nicolle Ferreira Bleme.

As atividades serão desenvolvidas em conformidade com o Decreto Estadual nº 47.185/2017, que instituiu o PMPI. Em seu artigo quinto, o  decreto estabelece que “cada órgão ou entidade da administração pública do Poder Executivo será responsável pela criação e divulgação de planos de integridade específicos, contemplando ações voltadas para os agentes públicos, os cidadãos, as organizações da sociedade civil e as empresas localizadas no Estado”.

PROGRAMAÇÃO

No dia 19 de novembro, pela manhã (de 10h às 12h), será realizada uma reunião de trabalho com os gestores da universidade, com o objetivo de discutir os principais pontos do Plano Mineiro de Promoção da Integridade. A reunião  acontecerá no Salão dos Conselhos (prédio da reitoria).

À tarde (de I4h às 17h), o controlador-geral, Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda, e  a subcontroladora de Transparência e Integridade, Nicolle Ferreira Bleme, vão proferir palestras para  os servidores da Unimontes, com orientações sobre a importância do plano de integridade da universidade, em atendimento ao artigo 5º do PMPI. As palestras serão ministradas no auditório do prédio 6 do campus-sede.

Campanha

Ação Promocional de Integridade foi lançada no dia 29/10 em todo o estado. As ações passam a incluir, na agenda diária, a reflexão pela integridade, ética e transparência em diversas dimensões, tanto individualmente quanto institucionalmente. Saiba mais sobre a campanha.

>> CONHEÇA O PMPI – PLANO MINEIRO DE PROMOÇÃO DA INTEGRIDADE

PALESTRANTES

Controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda, é mestre em Contabilidade pela Universidade de Brasília (UnB) e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É auditor federal de Finanças e  Controle da Controladoria Geral da União (CGU). Atualmente, ocupa a Controladoria-Geral de Minas Gerais. Atuou no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, exercendo a função de Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno e responsável pela  implementação do Programa de Integridade naquela pasta (2016-2018), mesma função que exerceu no Ministério da Fazenda (2015). Na CGU atuou como Coordenador-Geral de Auditoria da Área Fazendária. Entre outras funções, atua como instrutor na Escola de Administração Fazendária(ESAF)  e é professor da Fundaçao Getúlio Vargas (FGV)  e da Fundação Dom Cabral.

Nicolle Ferreira Bleme menor

Subcontroladora de Transparência e Integridade do Estado Nicolle Ferreira Bleme é graduada em Direito pela UFMG, com pós-graduação em Gestão Pública; Controle e Direito Administrativo. Auditora geral do Município de Contagem, onde também foi controladora adjunta Assessora Especial do Gabinete da Controladoria e Coordenação do Núcleo de Transparência e Prevenção à Corrupção. Em 2018 foi premiada com 1º lugar no prêmio de experiências inovadoras em gestão pública no 32º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo com o trabalho ações de integridade e compliance, desenvolvido no Município de Contagem.

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital