Estrutura de estandes para receber as atividades do FEPEg 2019 (Foto: Ascom)

Será aberto nesta terça-feira (05/11) na Universidade Estadual de Montes Claros, o 13º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG), o maior evento acadêmico da instituição. As atividades prosseguem até sexta-feira (8/11), no campus-sede e nos demais campi, com 4.359 participantes cadastrados, entre acadêmicos e professores da Unimontes e de outras instituições de ensino, além de profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Durante o fórum está prevista a apresentação de 2.582 trabalhos – orais e em pôsteres.

O 13º Fepeg tem como tema central “A Universidade na Contemporaneidade: Diálogos e Construções”. Na organização e promoção do evento, a Unimontes tem como parceiros o Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior (Fadenor).

ESTRUTURA

Os trabalhos são coordenados pela Pró-Reitoria de Extensão, com a participação das demais pró-reitorias e das coordenações dos campi da universidade. A estrutura de tenda e estandes foi montada em frente aos prédios da Reitoria e do CCBS para apresentações culturais, credenciamento e exibição dos projetos, programas, ligas acadêmicas e grupos de pesquisa da Universidade.

Na programação constam 42 minicursos, 15 oficinas e 17 palestras que serão proferidas por professores renomados nacional e internacionalmente. Dentro do fórum, além de mostras de projetos, serão promovidos o II Seminário Educação no Campo e Ruralidades no Semiárido Mineiro e o I Colóquio sobre Estudos do Futebol e Torcer, além do Simpósio dos Programas Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica e a 1ª Mesa Redonda “BNCC e a Educação Física: do Currículo à Práxis”. Os interessados poderão fazer as inscrições para o evento até o último dia do Fórum, na sexta-feira. Eles poderão se inscrever pelo portal: www.FEPEG2019.unimontes.br.

As atividades começam logo pela manhã e a solenidade de abertura oficial será presidida pelo reitor Antonio Alvimar Souza, nesta terça-feira, às 19 horas, na quadra 1. Logo em seguida, o renomado professor Miguel González Arroyo profere a conferência de abertura: “Resistências Pedagógicas e Políticas em Tempos Atuais”. Miguel Arroyo é doutor em Educação pela Stanford University (Estados Unidos) e pós-doutor pela Universidad Complutense, de Madri.

“A cada ano, o Fórum supera as expectativas. Neste ano, o número de trabalhos submetidos para as apresentações aumentou significativamente em relação ao anterior. Além disso, contamos com várias palestras a serem proferidas por renomados professores”, afirma o coordenador-geral do 13º Fepeg, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros, pró-reitor de Extensão da Unimontes.

O coordenador ressalta a importância do tema central da edição do Fepeg/2019 – “A Universidade na Contemporaneidade: Diálogos e Construções”. “Objetivo é discutir e refletir sobre os desafios que as universidades públicas enfrentam nesse momento em todo o País”, afirma.

O professor Paulo Eduardo Gomes de Barros lembra ainda da importância do envolvimento de toda comunidade acadêmica nas ações do Fepeg, enaltecendo a participação dos professores e acadêmicos vinculados ao Programa de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid) e do Programa Residência Pedagógica no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros. Ele destaca a participação dos professores e acadêmicos dos campi no Noroeste e Norte de Minas, Centro e Vale do Jequitinhonha, onde estão previstas apresentações de trabalhos (orais e em pôsteres) e outras ações.

13º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG)
Quando: terça-feira (5/11) a sexta-feira (8/11)
Onde: campus-sede e demais campi da Unimontes
Inscrições: www.FEPEG2019.unimontes.br