Foram prorrogadas para o dia 14 de novembro as inscrições do Programa Centelha, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias de base tecnológica em Minas Gerais. A Universidade Estadual de Montes Claros mantém o trabalho de divulgação do programa, com o objetivo de incentivar novos empreendimentos. O programa foi lançado pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) para 21 estados. As inscrições devem ser feitas pela internet, no endereço: www.centelha.gov.br.

Dentro dessa estratégia, a Unimontes já promoveu workshops para a divulgação de novos editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig): Chamada “Tríplice Hélice: interação Governo/ICT/Empresa” e o “Programa Centelha/MG” e semanalmente publica textos e imagens em apoio ao programa nos canais digitais oficiais.

“A proposta é que pessoas físicas possam apresentar ideias de soluções de problemas da sociedade, do mercado e das empresas”, assegura Rafael Pessoa. As melhores ideias serão selecionadas no recebimento de recursos para que sejam colocadas em prática.

> Acompanhe as alterações do cronograma na página www.programacentelha.com.br/pb

“A meta é estimular a criação de empresas a partir da aplicação das patentes e do uso dos produtos desenvolvidos na Universidade”, afirma professora Sara Antunes de Souza, coordenadora de Inovação Tecnológica da Unimontes.  Em levantamento realizado pela Fapemig, existem 2,3 mil tecnologias desenvolvidas por universidades mineiras. No entanto, o percentual de transferências dos resultados dos experimentos para as empresas ainda é muito baixo. “Queremos tirar as patentes das prateleiras das instituições e fazer a transferência para as empresas”, disse.

Centelha tem como parceiros o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e Governo Federal.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia