O Núcleo pela Diversidade Sexual e de Gênero – (In)Serto –, projeto de extensão da Universidade Estadual de Montes Claros, recebe inscrições para a seleção de voluntários e de integrantes para o grupo de estudos, com vigência no primeiro semestre de 2021. O prazo que se encerraria nesta sexta-feira (19/2) foi prorrogado até o próximo dia 25/2 (quinta-feira), já coincidindo com o período letivo da Unimontes (início em 22/2).

Podem participar os acadêmicos de qualquer um dos cursos regulares de graduação e de pós-graduação da Unimontes e, também, de outras instituições de ensino superior da área de abrangência da Universidade: Norte de Minas, Noroeste, Centro e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

A oferta é de 10 vagas para os alunos de graduação e cinco vagas para acadêmicos de pós-graduação Lato sensu, mestrados ou doutorados. O edital e a retificação de cronograma podem ser acessados pelo link: http://bit.do/InSerto_edital2021. O formulário de inscrição esta disponível no endereço: http://bit.do/InSerto_inscricao.

PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE

O professor Marcelo Brito, do curso de Direito da Unimontes, é o coordenador institucional do (In)Serto e explica que o trabalho do Núcleo tem como principal objetivo “debater as questões de gênero e sexualidade e as implicações para a sociedade”.

“O Núcleo se propõe como uma referência regional para a promoção dos direitos humanos relativos à diversidade de orientação sexual e de identidade de gênero, especialmente nos ambientes educacionais”, reforça o coordenador, ao destacar que, entre as atividades periódicas do projeto, estão oficinas, minicursos, eventos e grupos de estudo temáticos.

Conforme o cronograma, o grupo de estudos se reúne às quintas-feiras, às 17 horas, de forma virtual neste período de pandemia da Covid-19. Há leitura de textos seguida de debates e apresentações orais e de relatórios. Já os voluntários respondem pela organização das redes sociais, organização e mediação de mesas redondas, produção de informativos e pesquisas virtuais, além, diante da possibilidade após o período de isolamento social na pandemia, visita e entrevistas em instituições e órgãos públicos.

O Instagram do Núcleo é @insertocoletivo.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária