O Núcleo pela Diversidade Sexual e de Gênero – (In)Serto –, projeto de extensão da Universidade Estadual de Montes Claros, recebe inscrições para a seleção de voluntários e de integrantes para o grupo de estudos, com vigência no primeiro semestre de 2021. O prazo que se encerraria nesta sexta-feira (19/2) foi prorrogado até o próximo dia 25/2 (quinta-feira), já coincidindo com o período letivo da Unimontes (início em 22/2).

Podem participar os acadêmicos de qualquer um dos cursos regulares de graduação e de pós-graduação da Unimontes e, também, de outras instituições de ensino superior da área de abrangência da Universidade: Norte de Minas, Noroeste, Centro e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

A oferta é de 10 vagas para os alunos de graduação e cinco vagas para acadêmicos de pós-graduação Lato sensu, mestrados ou doutorados. O edital e a retificação de cronograma podem ser acessados pelo link: http://bit.do/InSerto_edital2021. O formulário de inscrição esta disponível no endereço: http://bit.do/InSerto_inscricao.

PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE

O professor Marcelo Brito, do curso de Direito da Unimontes, é o coordenador institucional do (In)Serto e explica que o trabalho do Núcleo tem como principal objetivo “debater as questões de gênero e sexualidade e as implicações para a sociedade”.

“O Núcleo se propõe como uma referência regional para a promoção dos direitos humanos relativos à diversidade de orientação sexual e de identidade de gênero, especialmente nos ambientes educacionais”, reforça o coordenador, ao destacar que, entre as atividades periódicas do projeto, estão oficinas, minicursos, eventos e grupos de estudo temáticos.

Conforme o cronograma, o grupo de estudos se reúne às quintas-feiras, às 17 horas, de forma virtual neste período de pandemia da Covid-19. Há leitura de textos seguida de debates e apresentações orais e de relatórios. Já os voluntários respondem pela organização das redes sociais, organização e mediação de mesas redondas, produção de informativos e pesquisas virtuais, além, diante da possibilidade após o período de isolamento social na pandemia, visita e entrevistas em instituições e órgãos públicos.

O Instagram do Núcleo é @insertocoletivo.

Relacionadas

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Realizada na Unimontes Roda de Conversa sobre “Etarismo, equidade e empregabilidade para pessoas 50+”