A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) consolida, a cada ano, seu papel vanguardista na formação acadêmica de excelência. Este ano, a novidade é a formatura dos primeiros profissionais de Engenharia de Sistemas do Brasil. Os acadêmicos que fizeram o curso na Unimontes são os primeiros do pais a conquistar o diploma na área de graduação. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também possui o curso de Engenharia de Sistemas com conclusão da primeira turma prevista para 2016.

Coordenador do curso de Engenharia de Sistemas da Unimontes, o professor Allysson Steve Mota Lacerda reporta o sucesso do curso aos colegas e professores Marcos Flávio e Renato Dourado, este último tendo participado das conversas iniciais e da concepção do projeto acadêmico/pedagógico.

Siga a Unimontes nas mídias sociais

Sobre a projeção que o curso trará para a região, a partir da inserção dos novos profissionais, bem como a relação do mercado para os futuros engenheiros, Steve acredita que “na região, o curso possui parcerias com empresas como Vallée S/A, Saga Medição, Novo Nordisk, Digico Automação Industrial e outras. Alguns acadêmicos, ao término do período de estágio, já foram contratados mesmo antes da conclusão do curso”.

Acadêmicos já no mercado de trabalho

“Atualmente, as complexas demandas da sociedade moderna são atendidas por tecnologias resultantes da aplicação de conhecimentos científicos. Nessa nova realidade, tornam-se cada vez mais elevadas as qualificações exigidas para os postos de trabalho em qualquer dos setores de produção, fato que coloca uma grande pressão sobre as necessidades educacionais das populações. Sob esse aspecto, Engenharia de Sistemas integra outras disciplinas e especialidades além das engenharias, para a formação de um processo estruturado de desenvolvimento que se desdobra desde a concepção, até a produção e a operação do sistema”, acrescenta o coordenador, citando o memorial do curso, adaptado por ele e que retrata a área de Engenharia de Sistemas, que já existe há mais de 70 anos nos Estados Unidos.

Engana-se que, por ser um curso aparentemente novo, tenha dificuldades em absorver os profissionais. Nesse aspecto, pelo menos três dos sete acadêmicos já têm contratos de trabalho, dois deles na dinamarquesa Novo Nordisk que tem unidade em Montes Claros. Recentemente, uma das acadêmicas recebeu o prêmio de 2ª melhor estagiária da empresa. Um outro acadêmico, selecionado pelo sistema de cotas, demonstrou uma evolução importante ao longo do curso, lembra o professor Steve.