Oportunidade a gente tem quer agarrar e aproveitar ao máximo. É o que projeta a acadêmica do 7º período de Economia da Unimontes, Giselle Caroline Marques Ferraz que embarcará no dia 4 de fevereiro de 2016 rumo a Portugal. A acadêmica teve o currículo (histórico escolar) aprovado pelo Programa de Mobilidade Internacional Bolsas Ibero-americanas do Santander Universidades. 

O Programa lançado em 2011 é uma iniciativa criada para um período de cinco anos com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico anual de estudantes de graduação entre universidades de nove países da região Ibero-Americanas: Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Portugal, Porto Rico e Uruguai. Esta é a quinta edição do programa. 

Um dos requisitos exigidos é que o candidato deve ser aluno matriculado em uma das 134 universidades participantes do Programa de Bolsas Ibero-Americana 2015. Os critérios de participação dos candidatos e processo de formalização são definidos pelas universidades participantes, que publicam edital para estabelecer os requisitos necessários para candidatura. 

O projeto permite que o acadêmico permaneça no país parceiro do programa por um período de seis meses. Com total apoio e incentivo da Universidade Estadual de Montes Claros por meio da Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSSA), professora Maria ngela Figueiredo Braga e do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (NIC), Giselle Ferraz acredita que a viagem irá acrescentar mais conhecimento. “Optei por uma nova experiência acadêmica que irá enriquecer meus conhecimentos e tenho certeza de que aproveitar ao máximo”, acrescenta.

A nova experiência já começa a ser contada antes mesmo do embarque. Isso porque a acadêmica será a primeira da família a deixar o país. Ela conta que após o envio dos documentos aguardou cerca de três semanas para a confirmação. “Já tenho o apoio dos meus pais, que estão felizes com esta conquista. Estamos vivendo um período de boas expectativas. Espero voltar com muitas histórias na bagagem”, comemora. 

??A Bolsa de estudo?

A bolsa do Programa de Bolsas Ibero-Americana 2015 tem valor equivalente a 3.000 mil euros por aluno, que deve ser utilizado como bolsa-auxílio para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação, já que o curso deve ser concedido como resultado de um acordo estabelecido entre a universidade de origem e a de destino.   

NÚMEROS DO PROGRAMA

1000 bolsas de estudo em 2015

134 universidades brasileiras participantes em 2015 

Bolsa de Estudo equivalente a 3.000 euros

Viagem a ser programada entre agosto/2015 e dezembro/2016 

Mais informações sobre o programa no site oficial https://www.santander.com.br/br/pessoa-fisica/santander-universidades

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia