A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Programa de Pós-Graduação Profissional em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE), está com inscrições abertas para o processo seletivo, que oferece um total de 15 vagas em duas linhas de pesquisa do Mestrado Profissional. Dentre elas, 8 (oito) vagas são destinadas para a linha de pesquisa em “Desenvolvimento Econômico” e 7 (sete) vagas para a linha de pesquisa “Estratégia e Finanças Empresariais”.

As inscrições poderão ser realizadas das 8h do dia 18/12/2023 às 18h do dia 31/01/2024, através do link: https://www.posgraduacao.unimontes.br/ppgdee/ .

O edital também destina vagas para Negros, Pessoas com Deficiência e Indígenas.

O PPGDEE Unimontes tem como área de concentração: Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial e linhas de pesquisa: a) Desenvolvimento Econômico que trabalha com Crescimento Econômico; Investimento e Inovação; Meio Ambiente; Renda e Pobreza; Mercado de Trabalho; Políticas Públicas; b) Estratégia e Finanças Empresariais: Políticas Macroeconômicas; Ambiente Econômico Local; Estratégias Competitivas; Planejamento; Desempenho Empresarial; Comportamento de Mercado.

A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial, professora Maria Elizete Gonçalves, destaca a importância para a sociedade da publicação deste edital. “O Mestrado Profissional tem como objetivo formar profissionais habilitados, tanto para o exercício da docência no ensino superior, quanto para estudos e pesquisas relacionados com desenvolvimento econômico e/ou estratégia empresarial, que atendam a demanda por parte de instituições públicas e privadas, a fim de contribuir para a análise de suas questões econômicas, sociais e empresariais, bem como para a definição de políticas e estratégias voltadas para tais questões”.

O PPGDEE Unimontes objetiva formar profissionais de alto nível, aptos a desenvolverem pesquisa independente e capazes de atuar com discernimento e preparo técnico, em instituições públicas ligadas ao processo de desenvolvimento econômico, ou em empresas, como empreendedores, dirigentes ou consultores.

O Processo Seletivo é composto por 3 etapas, sendo Avaliação Curricular, Avaliação de Pré-Projeto e Entrevista.

O Coordenador Adjunto do PPGDEE Unimontes e presidente da Comissão do Processo Seletivo, professor Roney Versiani Sindeaux, destaca que a intenção é oportunizar uma formação profissional mais sólida e integradora e, portanto, mais próxima das tendências do mercado de trabalho contemporâneo. “Considero este Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial um importante e privilegiado instrumento de formação continuada e de fixação de recursos humanos qualificados na região, com a necessária conjunção das áreas de Economia, Administração e Ciências Contábeis”, destacou o professor.

Ele observa, ainda, que este Mestrado Profissional tem o firme propósito de contribuir para a formação de profissionais, docentes e pesquisadores visando a consolidação do conhecimento científico e da pesquisa como estratégia essencial de desenvolvimento local, regional e nacional.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +