Neste mês, Minas Gerais recebe a “Operação Onça Cabocla” do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Governo do Estado. As ações serão realizadas até o próximo dia 27, com a participação de 15 instituições de Ensino superior mineiras e duas instituições de São Paulo. O Governo do Estado apoia a iniciativa por meio da Secretaria de Estado de Educação e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). 

Comandante do 10º BPM, Ten. Cel. Luciano Magalhães Chaves , a assessora de Educação Superior da SEE/MG, Leandra Felícia Martins;  a professora Jussara de Carvalho Guimarães, assessora da Reitoria Unimontes; o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga e o diretor do Dep. de Projetos Especiais do Ministério da Defesa,  general Willian Georges Felippe Abrahão

A solenidade de abertura oficial da  “Operação Onça Cabocla” do Projeto Rondon no Norte de Minas, foi realizada nesta sexta-feira (12/01), no  auditório do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, em Montes Claros,  contou com a presença do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas, representando o governador Romeu Zema, juntamente com o secretário adjunto da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa, Herval Lacerda Alves, representando o ministro José Múcio.

Participaram ainda a  assessora de Educação Superior da SEE/MG, Leandra Felícia Martins;  a professora Jussara de Carvalho Guimarães, assessora especial do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago; o  diretor do Departamento de Projetos Especiais do Ministério da Defesa,  general Willian Georges Felippe Abrahão (da coordenação do Projeto Rondon); e o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, além do prefeito de Coração de Jesus, Robson Mota Dias, entre outras autoridades civis e militares. 

Foram apresentadas as delegações de estudantes e professores das instituições de ensino que integram a “Operação Onça Cabocla” do Projeto Rondon. 

Ao participar da solenidade, o secretário de estado de Educação, Igor Alvarenga, destacou que o Governo do Estado, mais uma vez, atua como parceiro no Projeto Rondon em Minas Gerais por entender a importância da iniciativa para os municípios, visando melhorar a qualidade de vida com o envolvimento dos professores e alunos das universidades envolvidas. 

O secretário de Estado de Educação cumprimentou os professores e estudantes universitários participantes do Projeto Rondon, salientando que eles terão papel de destaque nas ações que visam mudar a realidade social dos municípios beneficiados pelo projeto. “O Governo do Estado de Minas Gerais está de portas abertas para atender e apoiar o Projeto Rondon em qualquer necessidade”, afirmou Igor Alvarenga. Ele enalteceu a contribuição da Unimontes no suporte às ações do projeto. 

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) é uma das instituições de ensino superior que contam com delegações de professores na Operação “Onça Cabocla” do Projeto Rondon, por intermédio de suas unidades de Ituiutaba e Divinópolis. 

O diretor do Departamento de Projetos Especiais do Ministério da Defesa, general Willian Georges Felippe Abrahão, afirmou que o Projeto Rondon envolve os ministérios que compõem o seu Comitê de Orientação e Supervisão, com a participação direta das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). Destacou que o projeto é coordenado pelo Ministério da Defesa, viabilizado a partir da parceria com os governos estaduais e municipais, onde são desenvolvidas as ações. 

“Para que a gente consiga conduzir as operações do Projeto Rondon nos municípios é fundamental a parceria de entidades públicas e privadas. E uma delas é a Unimontes”, assegurou o general Abrahão. 

A iniciativa envolve os ministérios que compõem o Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, sob a coordenação do Ministério da Defesa, contando com a parceria do Governo do Estado de Minas Gerais e dos municípios participantes.

Operação “Onça Cabocla”

A Operação Onça Cabocla, do Projeto Rondon, contará com a participação de 252 professores e estudantes universitários, chamados “rondonistas”. Até o dia 27 de janeiro, eles realizarão, de forma voluntária, ações que contribuirão para o desenvolvimento sustentável nas comunidades contempladas, por meio do emprego das habilidades universitárias, cooperando significativamente com o desenvolvimento. 

Cada município receberá, por duas semanas, dois grupos com 10 integrantes cada, sendo dois professores e oito alunos por universidade. As duas equipes trabalharão com “oficinas” práticas em diferentes áreas do conhecimento: Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

Os municípios atendidos

Até o próximo dia 27 de janeiro, as equipes de professores e alunos das universidades inseridas na “Operação Onça Cabocla” do Projeto Rondo vão atender os moradores dos seguintes municípios do Norte de Minas:  Brasília de Minas, Coração de Jesus, Glaucilândia, Guaraciama, Itacambira, Japonvar, Jequitaí, Juramento, Olhos D’Água, São João da Lagoa, São João da Ponte e São João do Pacuí.

Relacionadas

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Editora Unimontes publica livro trabalho e formação humana