Preços dos alimentos foram pressionados pelas mudanças climáticas

No ano de 2023, o aumento do custo de vida em Montes Claros, sexta maior cidade do Estado, foi de 4,29%, menos da metade do índice inflacionário acumulado em 2022, que tinha sido de 9,52%. Isso é o que aponta a pesquisa do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O levantamento mede o custo de vida das famílias com rendimento entre um e seis salários mínimos mensais na cidade-pólo do Norte de Minas. De acordo com a pesquisa do Departamento de Economia da Unimontes, entre os grupos que compõem o IPC-MOC, o da alimentação foi que teve maior impacto no aumento do custo de vida no ano passado, com um índice de 9,544%, seguido dos grupos “artigos de residência” (5,65%), “educação e despesas pessoais” (4,12%), “saúde e cuidados pessoais” (3,43%) e “transporte e comunicação” (2,33%).

A coordenadora do Índice de Preços ao Consumidor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a professora Vânia Silva Vilas Bôas Lopes, salienta que o grupo da alimentação apresentou maior impacto (2,97%) no IPC-MOC em 2023, com maior variação em relação aos demais grupos.

“Esse resultado foi influenciado, principalmente, por conta do comportamento dos preços das hortaliças, frutas, tubérculos e legumes” (variação de 16,12%), cereais, leguminosas e oleaginosas (variação de 12,4%), leite e derivados (variação de 8,7%), bebidas (variação de 5,17%), e proteínas animais (variação de 9,2%)”, observa.

Influência do clima – A professora Vânia Vilas Boas lembra que o aumento dos preços dos alimentos em 2023 foi favorecido pelas mudanças climáticas.

“Em 2023, embora a inflação tenha sido inferior ao ano de 2022, os alimentos continuam pressionando os preços; isso se deve ao aumento dos preços das commodities agrícolas, dos fatores climáticos com o fenômeno La Niña, que vem impactando no clima global nos últimos dois anos, provocando estiagem, geadas e excesso de chuvas. Isso tem levado à quebra de safra de grãos”, afirma.

Torna-senecessári a continuidade da política de valorização do salário mínimo para garantir poder de compra principalmente para população de baixa renda”, completa a economista da Unimontes.

Ela salienta que houve também um aumento de 5,18% na alimentação fora da residência, pressionado pelos preços de lanches e self service. Já o grupo de “artigos de residência” foi influenciado pelo preço de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos (que variaram em torno de 6,25%), automóvel zero quilômetro (7,12%), e produtos da linha branca (4,89%). O grupo “transporte e comunicação” foi pressionado pelo aumento dos combustíveis(12,5%), passagens intermunicipais (5,5%) e dos serviços de seguro veículo (15%).

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +