São 51 títulos considerados essenciais pelo próprio sociólogo “para se conhecer com afinco a história brasileira”

Os 51 exemplares doados à Unimontes já estão disponíveis para a consulta dos usuários (Fotos: Vinícius Corrêa)

Obras fundamentais e indispensáveis para o estudo da realidade do Brasil. Assim é apresentada a Biblioteca Básica Brasileira, uma coleção composta por 51 obras históricas de autores nacionais e internacionais, que tem a Universidade Estadual de Montes Claros como uma das vinte instituições contempladas em Minas Gerais.

A doação foi oficializada pela Fundação Darcy Ribeiro, com distribuição operacionalizada pela Polícia Militar e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) para as principais cidades mineiras, no âmbito do projeto “Descentra Cultura”, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, no Governo de Minas. Os exemplares contam com acabamento de luxo e um moderno projeto gráfico, com textos atualizados de acordo com as novas normas ortográficas da língua portuguesa.

De acordo com a diretora da Biblioteca Universitária, Roseli Damaso Garcia, como se trata de apenas um exemplar por cada título, estes exemplares serão exclusivos para consulta física na Biblioteca Central da Unimontes, no campus-sede. Mas há entendimentos para que a Universidade possa ser agraciada com novos livros desta mesma coleção e que possam atender a outras bibliotecas setoriais.

ORIGEM

A Biblioteca Básica Brasileira foi idealizada ainda na década de 1960 pelo próprio Darcy Ribeiro nos primeiros anos de existência da Universidade de Brasília (UnB). A ideia inicial do sociólogo, escritor e pensador montes-clarense era proporcionar a estudantes, professores, pesquisadores e ao público em geral, o acesso gratuito a uma bibliografia que contribuísse para o entendimento e reflexão sobre o que é o Brasil, seu povo, sua história, sua cultura.

Títulos foram selecionados pelo próprio sociólogo montes-clarense, cujo centenário de nascimento será comemorado em 2022

As obras estão associadas a cinco temas centrais: “O Brasil e os brasileiros”, “Cronistas da edificação”, “Cultura popular e cultura erudita, “Estudos brasileiros” e “Criação literária”. Além do próprio Darcy, com “América Latina: a pátria grande”, “Teoria do Brasil” e “Ensaios Insólitos”, e sua esposa Berta Ribeiro (in memoriam), autora de “Amazônia Urgente” e “O Índio na Cultura Brasileira”, a coleção traz autores consagrados como Graça Aranha, Olavo Bilac, Euclides da Cunha, Machado de Assis, Rui Barbosa, Lima Barreto, Joaquim Nabuco, Tobias Barreto e Hans Staden, entre outros.

O financiamento é da Lei de Incentivo Cultural do Ministério da Cultura. Em outubro de 2022, será comemorado o centenário de nascimento de Darcy Ribeiro, quem dá nome ao campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros