Mais de 3 mil atendimentos foram realizados  durante a campanha “Novembro Azul Elas por Eles”,  desenvolvida pela Unimontes, por meio da Pró-Reitoria de Extensão. A iniciativa teve o apoio das Lojas Maçônicas Vigilantes do Norte e Arlindo dos Santos e de outros parceiros como as empresas VGX, Posto Opção,  Área Engenharia e o Laboratório Cito Life.

A campanha, voltada  para a prevenção do câncer de próstata e para outros cuidados com  saúde do homem, envolveu cerca de 80 voluntários e foi desenvolvida em quatro eventos. O último deles aconteceu nesta quinta-feira (25/11), no Estacionamento do Posto Opção, em frente ao Montes Claros Shopping Center.

Na oportunidade foi realizado também o ato de encerramento do “Novembro Azul Elas por Eles”, que contou com a presença do reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, juntamente com o professores Paulo Eduardo Gomes de Barros e Valéria Daiane Soares Rodrigues, respectivamente, Pró-Reitor e Pró-Reitora adjunta de Extensão; e  Lincoln Wagner de Queiroz Veloso, representante do Conselho de Veneráveis Maçônicos do Norte de Minas (Covenorte).

Participaram ainda Gilson José Fróes, coordenador da Assessoria de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes e coordenador do Novembro Azul Elas por Eles; o coordenador de Apoio ao Estudante da Pró-Reitoria de Extensão, Marcelo Resende Otaviano.

Durante o “Novembro Azul Elas por Eles”, no estacionamento do Posto Opção, na quinta-feira (25), foram repassadas informações aos motoristas e pessoas que passavam pelo local sobre a conscientização para a prevenção do câncer de próstata e outros cuidados com a saúde do  homem. Foram realizados aferição de pressão e testes de glicemia. Houve também orientação sobre os bons hábitos alimentares.

O coordenador Gilson José Fróes explica que a campanha “Novembro Azul Elas por Eles” recebeu  essa denominação em homenagens às mulheres. “Na verdade, são as mulheres – mães, esposas e filhas que auxiliam o homem nos cuidados com a saúde”, afirma Gilson Fróes.

Ele lembra que um dos destaques da campanha foi o “Pedal Novembro Azul”, promovido no dia 6 de novembro, na comunidade de Buriti do Campo Santo, na zona rural de Montes Claros, que teve  grande participação de mulheres. O encontro reuniu 250 ciclistas, contando também com um momento cultural. Foi prestada homenagem ao senhor Alcides Gonçalves da Silva.

Outras atividades voltadas para a prevenção do câncer de próstata e outros cuidados com  a saúde do homem durante o “Novembro Azul Elas por Eles” ocorreram na Praça Doutor Carlos (dia 4) e no estacionamento do Posto Opção da BR 135 (saída para Bocaiuva, dia 11), com ações destinadas  aos motoristas de caminhões e carretas e de veículos de passeio.

Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito
Unimontes desenvolve projeto de atenção à saúde mental para atender estudantes gratuitamente