Professores e acadêmicos atuariam na identificação de potenciais regionais em StartUps que possam ser atendidos por modalidades de financiamento do BNB

A Universidade Estadual de Montes Claros e o Banco do Nordeste iniciaram os entendimentos para, em breve, viabilizar parcerias nas áreas de empreendedorismo e inovação. A primeira roda de conversa neste sentido foi realizada nessa terça-feira (12/4), entre a Pró-Reitoria de Pesquisa da Unimontes e representantes do Hub de Inovação do Banco do Nordeste (Hubine), com sede em Salvador (Bahia).

Entre os objetivos iniciais, a Unimontes sugere criar oportunidades para novas experiências na formação profissional de acadêmicos de graduação e pós-graduação, com o apoio a projetos de incentivo ao empreendedorismo ou mesmo acesso às visitas dos ambientes de inovação do BNB. Outra possibilidade está na identificação de demandas da região e que possam ser atendidas por alguma modalidade de financiamento do BNB.

O gerente executivo do Hubine/Salvador, Gabriel Melo Salgado, e o gerente de Projetos e Serviços, Josias Ribeiro de Souza Júnior, fizeram as explanações sobre os incentivos que o Banco do Nordeste viabiliza em seus editais de financiamento, por meio de linhas de pesquisa, taxas de juros subsidiadas, linhas de crédito, dentre outros.

Gabriel Melo Salgado e Josias Ribeiro Júnior, gerentes do Hubine do Banco do Nordeste (Fotos: Christiano Jilvan)

Em geral, explica Gabriel Salgado, são priorizadas iniciativas de fomento às Startups associadas à educação empreendedora, microfinanças, inovações para micro e pequenas empresas, e a busca por talentos em inovação e empreendedorismo.

PONTOS ACORDADOS

Pela Unimontes, o encontro contou com a participação dos pró-reitores de pesquisa: professora Clarice Diniz Alvarenga Corsato e professor Rafael Duarte de Moura (adjunto), e professora Sara Antunes de Souza, coordenadora de Inovação Tecnológica, e os professores Sidinéia Maria de Souza, Nayana Rosa e João Carneiro Netto, que fazem parte da equipe da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inemontes).

Um dos pontos acordados foi a realização de workshops online entre a Unimontes e o BNB para discussões permanentes sobre os temas citados, e novos alinhamentos para a promoção de palestras sobre as iniciativas de empreendedorismo e inovação do Banco.

Dessa forma, a Universidade seria mais um agente na consultoria e no desenvolvimento de projetos ligados à vocação social e econômica de sua área de abrangência.

Ainda entre as potenciais parcerias com o BNB, os professores da Universidade Estadual de Montes Claros sugeriram um trabalho dirigido à comunidade em geral, com apoio do grupo Norte Valley – Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação do Norte de Minas, que agrega vários atores dedicados ao desenvolvimento regional, com o intuito de popularizar as informações de acesso aos programas financiados pelo Banco.

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco