“Filosofia da técnica entre o político e ontológico”. Este é o tema de evento que será promovido na Unimontes, de 25 a 29 de abril. A iniciativa é do Grupo de Pesquisa em Filosofia, Ciências Humanas e outros Sistemas de Pensamento, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), em parceria com outras instituições.

“O que significa dizer que nossa época é técnica?”. Esta é a pergunta a ser respondida no fórum de debates, que contará com a participação de professores e pesquisadores de várias universidades federais, que ministrarão conferências e palestras. O encontro marca também o retorno dos eventos presenciais na Unimontes, após dois anos de suspensão, devido ao distanciamento social, medida preventiva contra a transmissão do Novo Coronavírus (Covid-19).

As atividades serão realizadas no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), no prédio 2 do campus-sede da Unimontes.

As inscrições para a participação como ouvinte nas conferências e mesas-redondas já estão abertas e podem ser feitas pelo link.

A programação será aberta no dia 25 de abril, com a palestra “Digiral Error”, a ser ministrada pelo professor André Lemos, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O mediador será o professor Eládio Craia, da Pontifícia Universidade Católica do Paranpa (PUC-PR). No dia 26, haverá a palestra “A trajetória recente da filosofia e seus movimentos conceituais internos”. Abordagem será feita pelo professor Ian Domingues, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

No dia 27, o professor Henrique Parra, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), discorre sobre “Da tecnopolítica às lutas cosmotécnicas: infraestuturas e ontologia relacional”. No mesmo dia, o professor Gilson Oliveira, da PUC-PR, ministrará a palestra “Transumanismos e pós-humanismos: o futuro nas mãos humanas”.

As atividades terão continuidade no dia 28 de abril, com as abordagens: “Afinal, será a técnica um mito?”, pela professora Lilian Simone, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFJM); e “Bifurcar a produção técnica”, pelo professor José Antonio Aravena, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

No dia 29, a professora Paula Sibilia, da Universidade Federal Fluminense (UFF), trará o tema “Entre prometeu e Fausto: a tecnociência e o problema do horizonte (i) limitado”. Na mesma data, a professora Natacha Lopes Gallucci, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), explanará o tema “Filosofia, tecnologia e performance: reflexões sobre ética e co-criação a partir de arquivos audiovisuais latino-americanos”.

Ainda no dia 29 de abril, será realizada a mesa-redonda “Filosofia da tecnologia: seus autores e seus problemas”, com a participação dos professores Eládio Craia (PUC –PR), Jelson Oliveira (PUC-PR), Wendel Soares Lopes (Universidade Federal do Mato Grosso/UFMT) e Helder Buenos Aires de Carvalho (Universidade Federal do Piauí/UFPI).

Curso de Ciências Econômicas da Unimontes recebeu homenagem da ALMG
Curso de Direito da Unimontes realizou aula inaugural em Montes Claros e anuncia novo doutorado
Reitor da Unimontes recebe homenagem do 4º Comando Operacional de Bombeiros
Reforma tributária foi discutida em aula inaugural de mestrado na Unimontes – tema foi abordado pelo deputado Reginaldo Lopes