“Um orgulho participar desse momento tão importante para a Educação Superior do Estado de Minas Gerais. A Unimontes cumpre com seu papel de instrumento de desenvolvimento regional permitindo o conhecimento e a formação de profissionais em diversas áreas do conhecimento e agora vocês, novos graduandos, devem ir além da graduação e também contribuir com o progresso do nosso Estado e do nosso país”, disse o subsecretário de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), Márcio Rosa Portes, patrono geral da solenidade de outorga de grau realizada nesta segunda-feira (28), no ginásio poliesportivo de Montes Claros.

A solenidade de outorga de grau foi presidida pelo reitor professor João dos Reis Canela que graduou 354 novos profissionais dos cursos de Administração, Artes/Música, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Sistemas, Geografia, História, Letras/Inglês, Letras/português, Matemática, Medicina, Odontologia, Pedagogia, Serviço Social, Sistemas de Informação e Tecnologia em Gestão Pública.

reitor-vice-sub

Subsecretário da SECTES, Márcio Portes, ao lado do vice-reitor Antonio Alvimar Souza e reitor João Canela, destacou ainda o apoio do Governo de Minas para a Unimontes | Foto: Divulgação

O subsecretário de Ensino Superior da SECTES destacou ainda o apoio do Governo de Minas para a Unimontes. O Governo acredita no potencial cientifico e tecnológico desta Universidade que, em meio a tantos desafios, colabora com o processo de mudança significativa nas regiões onde atua.  “Novos investimentos estão previstos para auxiliar a Universidade nas suas diferentes ações”, finalizou.

O patrono geral recebeu das mãos do vice-reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Sousa, uma placa de homenagem pelos relevantes serviços prestados à Instituição.

E entre os 354 novos graduados encontramos o senhor Geraldo Edilson Pereira de 62 anos, pai de três filhos e avô de seis netos. Ele formou em Direito depois de um longo caminho de lutas e desafios. “Deixo a Universidade mais maduro, critico e ainda mais experiente. Vi tantos formarem aqui e hoje é meu dia aos 62 anos. A Unimontes proporcionou essa oportunidade e agora vou trilhar novos caminhos”, disse emocionado.

“Parabenizo a cada um dos formandos e a todos os familiares presentes. Esta conquista é de todos, da comunidade acadêmica, de professores, servidores da Universidade que acreditam na força do trabalho coletivo e colocam no mercado de trabalho novos profissionais”, ressaltou o reitor João Canela.

O reitor disse ainda sobre as dificuldades e desafios do ano de 2015 como a saída de servidores efetivados pela Lei complementar 100 que por força de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) serão desligados no dia 31 de dezembro. Destacou também a realização do concurso público com a oferta de 637 vagas para docentes o que irá organizar o corpo funcional de docentes da Universidade.

“O enfrentamento dos desafios diários faz parte do trabalho da nossa gestão que sempre busca o diálogo e a transparência em suas ações possibilitando a participação dos alunos, professores e servidores. A nossa Unimontes tem o compromisso de fazer a cada dia uma Universidade melhor com ensino de qualidade e excelência na sua prestação de serviço”, disse o reitor.