A Pró-reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) apresentou nesta sexta-feira (27/4), no auditório do CCBS, no campus-sede da Universidade, a servidores, técnico-administrativos, diretores e comunidade em geral, o balanço das ações institucionais realizadas. O Pró-reitor da PRPGF, professor Aloysio Afonso Rocha Vieira pontuou as principais ações da Pró-reitoria neste primeiro ano de gestão.

Entre elas reuniões com o Governo do Estado, a partir de encontros estratégicos e periódicos com secretários de Estado de Planejamento, Fazenda e Educação para tratar de questões relacionadas ao orçamento, disponibilidade financeira e transferência da Universidade para a estrutura da Secretaria de Educação. No âmbito federal e regional, a Universidade promoveu também uma série de reuniões com o Ministério da Educação (MEC) / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Prefeituras municipais de Espinosa, Grão Mogol, Janaúba, Joaíma, Lagoa Santa e Monte Azul para continuidade dos convênios do Programa Brasil Profissionalizado.

Neste sentido, também foram feitas visitas periódicas aos Campi de Bocaiúva, Brasília de Minas, Janaúba, Januária, São Francisco, Paracatu, Pirapora, Pompéu e Unaí. Também foram realizados encontros para ampliação de parcerias com Prefeituras de Janaúba, Salinas, Unaí, Paracatu, Pompeu, Grão Mogol, Brasília de Minas, a Associação Comercial e Industrial de Montes Claros, Banco do Nordeste, Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).

DESTAQUES

Entre os destaques, o Pró-reitor de Planejamento apontou o orçamento, a realização do concurso público, as contratações temporárias de 96 profissionais de nível superior, médio e técnico, a Estatuinte, os números do Restaurante Universitário, como uma das metas da Política de Assistência Estudantil e a capacitação da equipe.

Em relação ao orçamento, cabe um detalhamento. De acordo com o Pró-reitor, a Unimontes iniciou o exercício de 2019 com restos a pagar de R$ 13.065.198,32, dos exercícios de 2016, 2017 e 2018, demonstrando que “terminamos o ano de 2019 com um restos a pagar deste mesmo período de R$ 791.319,16”.

Levando em conta o cenário macroeconômico de escassez financeira e orçamento enxuto, a vice-reitora Ilva Ruas Abreu, que também participou do encontro, pontuou a vice-reitora Ilva Ruas Abreu pontuou uma principais medidas que foram adotadas desde o início desta gestão, como o  processo de elaboração do Estatuto da Universidade, principal documento que regulamenta e organiza a estrutura e funcionamento da Universidade. Ilva Ruas reiterou ainda a importância das ações e esforços coletivos em vários setores da Universidade. “É importante para uma gestão universitária concluir um ano com tudo funcionando. Para 2020, é importante que todos novamente se comprometam e se esforcem para uma gestão ainda melhor e com mais qualidade”, convocou a vice-reitora Ilva Ruas Abreu.

METAS PARA 2020

– Intensificar a melhoria de processos

– Intensificar a gestão por resultados com maior prontidão, antecipação e planejamento

– Buscar melhoria das condições de trabalho com revisão de posições, funções, rodízios e ampliação da capacitação