Fortalecer as ações estratégicas e estreitar ainda mais as relações de colaboração entre a Universidade Estadual de Montes Claros e a Fundação de Apoio Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor). Baseado nesta proposta, foi assinado na manhã desta segunda-feira (23) um Acordo de Cooperação Técnico-Científica para o funcionamento da Rádio Universitária 101,1  FM (Rádio Unimontes), até então a cargo da Fadenor.

No documento assinado pelo reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza e o presidente do Conselho Curador da Fadenor, professor Antônio Dimas Cardoso, a Unimontes cuidará da elaboração da programação cultural e acadêmica da Rádio Universitária, com a veiculação de programação educativa e de apoio institucional nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. À Fadenor caberá “manter as condições e a manutenção da concessão, bem como empregar em conjunto recursos humanos e a implementação de ações para firmar parcerias”.

“Com este acordo de cooperação, vamos resgatar a identidade da Rádio Universitária com a implementação de novas parcerias e ferramentas”, disse o reitor Antonio Alvimar. Para o reitor, o momento é oportuno para  a Unimontes, “já que temos trabalhado conjuntamente com o Governo do Estado para uma gestão eficiente e transparente. Nesse primeiro ano, fizemos visitas estratégicas a senadores, deputados, secretários de Estado e apresentamos propostas reais para aprovação de emendas. Com boa vontade, trabalho e responsabilidade, vamos fazer a Unimontes crescer novamente”, destacou o reitor Antonio Alvimar.

De 2017 até então, a programação da rádio estava a cargo da Fadenor. Com o acordo, passa ser de responsabilidade da Unimontes. O presidente do Conselho Curador da Fadenor,  professor Antonio Dimas Cardoso, fez um balanço das ações da Fundação e afirmou que “a Rádio é um instrumento importante para o contexto histórico da Universidade”.

PLANO DE TRABALHO E NOVO TRANSMISSOR “ALWAYS ON AIR”

No plano de trabalho apresentado junto ao Acordo de Cooperação, ficou estabelecido que a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Unimontes será responsável pela elaboração da programação acadêmica da Rádio, direcionando ações de comunicação para as áreas do Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade, numa forma de aproximar ainda mais a Universidade da comunidade.

A Ascom produzirá reportagens, coordenará programas e fará a aproximação dos setores da Universidade e da comunidade acadêmica. No sentido de viabilizar a qualidade da Rádio, uma das primeiras ações da Universidade, em fase de implementação, é a aquisição de um novo transmissor FM 5.000W – Banda Larga.Tecnicamente, o aparelho incrementará a segurança, a eficiência e a alta qualidade de transmissão. Uma das principais funções do equipamento é a tecnologia always on air, inteligência microcontrolada por software que permite que a emissora permaneça sempre no ar, mesmo nas condições mais adversas.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária