Vista parcial com campus, com o Teatro em detalhe à esquerda (Foto: Amanda Farias)

A Unimontes terá recursos da ordem de R$ 4.415.000,00, oriundos de emendas parlamentares dos orçamentos da União e do Estado, para o atendimento de várias ações prioritárias em educação e prestação de serviços. Os valores estão previstos para aplicação em 2020, a partir da indicação de deputados estaduais e federais e senadores, que representam as regiões de abrangência da Universidade em Minas Gerais.

Em linhas gerais, a Unimontes investirá em serviços de custeio para o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) e na realização do calendário de eventos socioculturais de extensão, além da aquisição em equipamentos e melhoria da infraestrutura como a conclusão do teatro “Reitor José Geraldo de Freitas Drumond”, no campus-sede, e o início das obras de construção do Centro de Pesquisa “Geotecnologia Aplicada ao Semiárido”.

Na primeira quinzena de outubro, o reitor Antonio Alvimar Souza, pró-reitores, assessores e gerentes cumpriram uma agenda de visitas aos deputados federais, senadores e deputados estaduais para, com números oficiais, apresentar o trabalho desenvolvido pela Universidade em praticamente 40% do Estado e, ao mesmo tempo, buscar meios de como poderiam ajudar no atendimento das principais demandas de momento.

“Além da aproximação com as lideranças estratégicas que trabalham pelos anseios da comunidade regional, entendemos como essencial o apoio formalizado pelos representantes políticos mineiros, sobretudo pelo entendimento quanto à importância da instituição como agente estratégico no Estado de Minas”, enfatiza o reitor Antonio Alvimar.

O gestor da Unimontes reforçou, ainda, que a busca de apoio para a Universidade continuará nos próximos dias, tendo em vista que a meta projetada para investimentos nos diversos setores, como nos núcleos e campi avançados e o HUCF, é de R$ 30 milhões entre janeiro e dezembro de 2020.

“O apoio até aqui é muito bem-vindo porque ajudará em realizações pontuais e até mesmo históricas na universidade, mas ainda seguimos com outras demandas não menos importantes pelas quais podemos contar com o suporte destes representantes que já contribuem com a Unimontes”, finalizou o reitor.

RELAÇÃO DAS EMENDAS DESTINADAS À UNIMONTES

As emendas parlamentares para a Universidade Estadual de Montes Claros em 2020 incluem recursos para custeio no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF): R$ 500 mil, de autoria do deputado federal Paulo Guedes; R$ 200 mil, indicada pelo deputado estadual Sargento Rodrigues (custeio e equipamentos); R$ 150 mil, destinada pelo deputado federal Eros Biondini; R$ 100 mil, de autoria da deputada estadual Leninha de Souza; e R$ 50 mil, por indicação do deputado estadual Bartô Moreira.

Em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, a Universidade terá recursos da ordem de R$ 2,7 milhões para as obras do Teatro no campus-sede, que presta homenagem ao ex-reitor José Geraldo de Freitas Drumond (in memoriam). A emenda é de autoria do deputado federal Marcelo Freitas e contemplará as demandas para a conclusão do espaço, com sistema completo de sonorização, iluminação, acabamentos, segurança, dentre outros pontos.

Já o senador Carlos Viana oficializou a indicação de emenda para que a Unimontes inicie os trabalhos de construção do Centro de Pesquisa “Geotecnologia Aplicada ao Semiárido”. O valor é da ordem de R$ 250 mil. Com recursos da ordem de R$ 465 mil, a Universidade terá recursos específicos para o custeio na realização dos eventos culturais associados à área de extensão. O valor indicado pela deputada estadual Leninha de Souza, incluída na Lei Orçamentária Anual, contempla o calendário programado para 2020.

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária