Ideia surgiu como desdobramento das experiências acadêmicas remotas com acadêmicos durante o período de distanciamento por causa da pandemia

Um canal gratuito para dar maior visibilidade aos diversos temas associados ao universo teatral e, ainda, para popularizar as obras dos principais autores no assunto. É o que propõe o canal “Teatro em Pauta”, projeto de podcast idealizado pela professora Solange Sarmento, do Departamento de Artes da Universidade Estadual de Montes Claros, que também atua como coordenadora do curso de Artes/Teatro.

Obra de Manfred Wekwerth é tema do primeiro programa do canal de podcast (divulgação)

A iniciativa traz como primeira produção os detalhes do livro “Diálogo sobre a Encenação”, do alemão Manfred Wekwerth (in memoriam). Diretor e escritor alemão de cinema e teatro, ele é conhecido internacionalmente como um dos principais nomes no desenvolvimento contínuo da obra do também dramaturgo alemão Bertolt Brecht.

O segundo programa, já em fase de produção, abordará o “Teatro do Oprimido”, conceito criado pelo dramaturgo, ensaísta e diretor brasileiro Augusto Boal (in memoriam), protagonista da criação de um estilo brasileiro próprio de se fazer e produzir teatro. Ainda sobre Boal, após a produção deste segundo podcast, será criado um grupo de estudos sobre a obra do teatrólogo, que faleceu no Rio de Janeiro em dois de maio de 2009.

CONSEQUÊNCIA

Solange Sarmento explica que o projeto pode ser entendido “como uma consequência da mudança de hábitos provocada pela pandemia do Novo Coronavírus”. A pesquisadora lembra foi preciso que professores e alunos recorressem ao ambiente remoto para a manutenção dos estudos,a começar pelo uso mais intenso das tecnologias e das mídias sociais para as aulas e demais atividades acadêmicas.

Professora Solange Sarmento, organizadora do podscast

PERMANENTE – “Após quase dois anos de atividades remotas por causa da pandemia, busquei a ideia de algo permanente para o acesso em pesquisas e consultas de conteúdos específicos aos diversos públicos ligados ao Teatro. Daí, vi o podcast unindo o útil ao agradável, como forma também de cultivar esta maior aproximação que conquistamos junto aos alunos neste período de isolamento social”, opina Solange.

A pesquisadora deixa claro que a temática do canal propõe, ainda, “instigar o gosto pela leitura das obras que trazem a teoria do Teatro como foco”, a começar pelas duas referências internacionais, como são Manfred Wekwerth e Augusto Boal.

COMO É

O primeiro programa do canal “Teatro em Pauta” sobre a obra de Wekwerth está disponível em aplicativos como o Spotify e na plataforma anchor.fm. Dividido em oito (8) episódios (com duração variando entre 3’50’’ e 15’30’ dependendo do capítulo), o material foi produzido e publicado entre novembro e dezembro de 2021, com acesso livre para qualquer pessoa.

“Para este ano, já trabalho com a ideia de produzir outras séries com temas associados ao Teatro. Entendo ser esta mais uma maneira de o curso de Teatro da Unimontes se manter conectado com os seus acadêmicos e egressos, assim como com os apreciadores da arte”, finaliza Solange.

ACESSE
Podcast – Teatro em Pauta – plataforma Anchor.fm | Spotify

SOBRE – Manfred Wekwerth nasceu em 3 de dezembro de 1929, na pequena cidade de Köthen, na região da Saxônia. O talento para o Teatro foi identificado logo cedo pelo próprio Brecht, que o convidou aos 22 anos para acompanhá-lo como assistente de direção.

Foi presidente da Academia de Artes de Berlim Oriental e diretor sênior e chefe da Berliner Ensemble (BE) – companhia de teatro alemã fundada por Brecht em 1949. A produção mais famosa de Wekwerth foi a adaptação de Coriolanus de Brecht, que excursionou em diversos países. Manfred faleceu em 16 de julho de 2014, aos 84 anos.

Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro