Começa nesta terça-feira (18/04) e prosseguirá até quinta-feira (20/04), na Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), uma exposição sobre a obra do escritor Monteiro Lobato, denominada “Semana do Livro Infantil”.

O evento marca o “Dia Nacional do Livro Infantil”, comemorado em 18 de abril, em homenagem a Monteiro Lobato, nascido nesta data.

A exposição conta com obras do escritor, visando proporcionar a imersão dos visitantes em fantásticas aventuras, por meio sugestões de leitura, atividades culturais, imagens e cartazes com a biografia de Monteiro Lobato. A mostra conta representação de personagens do “Sítio do Picapau Amarelo”, obra-prima do escritor.

“O evento visa despertar o interesse da comunidade acadêmica e dos alunos das escolas da rede pública e particular pela literatura infanto-juvenil e, principalmente, apresentar a Biblioteca Universitária, para que esse público infantil possa estar engajado no universo acadêmico desde a infância”, afirma Roseli

Aparecida Damaso Messias, diretora da Biblioteca Universitária da Unimontes.

Durante a exposição, estão previstas ainda atividades educativas e culturais, desenvolvidas em parceria com a coordenação do curso de graduação em Educação Física da Unimontes. Além dos livros de Monteiro Lobato, os visitantes poderão conhecer outras grandes obras da literatura infantil, de outros autores, como: Coleção Tesouros da Juventude; Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne; e a Coleção Vaga-Lume: “A Ilha Perdida”, “O Escaravelho do Diabo”, “Açúcar Amargo”, “Deu a Louca no Tempo” e “A Turma da Rua Quinze”.

BIOGRAFIA DE MONTEIRO LOBATO

José Bento Renato Monteiro Lobato Monteiro Lobato (1882-1948) não escreveu apenas para o público infantil. Sua literatura para adultos está inserida no pré-modernismo, período literário que compreende os anos de 1902 a 1922. No entanto, escrever para crianças deu a ele projeção nacional, sobretudo, após sua morte, quando a coleção Sítio do Picapau Amarelo foi adaptada para a televisão.

As personagens Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia e Dona Benta exploram um mundo de fantasia, que dialoga com personagens e fatos históricos e com o folclore nacional.

Serviço:

A Semana do Livro Infantil

Público-Alvo: acadêmicos, professores, servidores da Unimontes e comunidade em geral, especialmente os alunos de escolas de Montes Claros.

Local: Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, Prédio 4 – Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro – Unimontes.

Período: 18 a 20 de abril de 2023, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21 horas.
As visitas são gratuitas e podem ser agendas pelo e-mail: biblioteca.central@unimontes.br

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros