Almir Lopes

“Os meus pares são corresponsáveis por esse sucesso”

“Um ambiente de muito aprendizado”. Assim a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é definida por Almir Lopes da Silva, servidor da instituição que está completando 35 anos de carreira na área pública, homenageado com a Medalha da Inconfidência de 2023. A indicação foi do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, que integra o Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência.

Almir Lopes da Silva sempre atuou na área financeira-contábil. Ele recorda a data que ingressou na antiga Fundação Norte Mineira de Ensino (FUNM): 14 de junho de 1988, na gestão do ex-reitor José Geraldo de Freitas Drumond. Logo na sequência foi iniciado o momento histórico do processo de estadualização da antiga FUNM, transformada na atual Unimontes pela Constituição Mineira, promulgada em 21 de setembro de 1989.

Ele participou ativamente do processo da estadualização, no qual destaca a contribuição de diversas pessoas, como o então assessor jurídico da relatoria da Constituinte Mineira, professor Antônio Augusto Junho Anastasia, ex-governador, ex-senador e atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). “O professor Antônio Anastasia foi o carro-chefe da estadualização da FUNM”, enfatiza.

Foto: Neto Macedo/Ascom

Almir Lopes da Silva salienta que, com a estadualização, houve uma grande mudança na instituição de ensino superior, que exigiu muito trabalho: a contabilidade era privada e passou para a contabilidade pública

“Assim que ocorreu a estadualização, foi publicado um orçamento provisório da universidade. Nós tivemos que fazer um mutirão para empenhar e pagar todas as despesas existentes”, recorda. “Na época, ainda não existia o SIAF (Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAF/implantado em 1994). Era tudo datilografado em papel carbono mesmo”, relata.

O servidor homenageado com a Medalha da Inconfidência tem uma trajetória de dedicação ao suporte às atividades de ensino e da assistência à saúde. Além de trabalhar na gestão financeira e contábil da universitária, ele atuou em projetos educacionais e de extensão, nos quais cuidava de planilhas orçamentárias. Entre as ações que auxiliou, cita o Programa de Capacitação de Professores (Procap) e o Programa de Educação para a Reforma Agrária (Pronera), além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O colaborador tem uma relação familiar com a universidade. A esposa dele, Maria Edileusa Fernandes Lopes também é servidora da instituição. Ela ingressou na Policlínica Doutor Hermes de Paula (antiga “Policlínica da Famed”) em 1989.

“A Unimontes foi um ambiente de aprendizado que encontrei na minha vida. Apreendi muito nas capacitações que fiz”, afirma Almir, lembrando que, ao longo da sua carreira profissional, participou de dezenas de treinamentos e cursos de capacitações nas áreas de planejamento e gestão financeira e contábil.

“À medida que o Estado foi evoluindo no campo da informatização, foram nos proporcionados cursos de capacitação, afim de que a gente pudesse alavancar e ampliar os conhecimentos sobre aquilo que estava sendo implantado”, descreve. O servidor homenageado salienta que também participou de inúmeros cursos de capacitação vinculados às mudanças na legislação, sobretudo, em relação a licitações e contratos da gestão pública.

Desde 2002, Almir Lopes da Silva está lotado no setor financeiro/orçamentário do Hospital Universitário Clemente de Faria. Ele salienta que o trabalho do setor do HU – Unimontes é essencial e exige muita dedicação.

“Tudo no hospital é urgente. Nada pode faltar, sob pena de ter um colapso”, afirma, lembrando que a compra de medicamentos e insumos é necessária para garantir o bom funcionamento do hospital e depende da área de gestão orçamentária e financeira da instituição. Almir destaca a importância da universidade pública. “A Unimontes é o único organismo que atende duas funções de governo: educação e saúde”, observa.

O servidor de carreira afirma que sente altamente valorizado com a distinção da Medalha da Inconfidência, maior comenda do Governo de Minas Gerais. Mas, considera que a conquista resulta da colaboração dos seus colegas de trabalho, com os quais compartilha a homenagem.

“Eu me sinto muito orgulhos o com esse reconhecimento. Mas, digo que as pessoas que me cercaram, até então, que me deram a oportunidade de crescer e fazer tantas coisas. Não considero como um mérito todo meu. Acho que os meus pares, tanto da reitoria como do Hospital Universitário, são corresponsáveis por esse sucesso”.

Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito
Unimontes desenvolve projeto de atenção à saúde mental para atender estudantes gratuitamente