Para marcar as comemorações da Semana da Enfermagem de 2021, no período de 10 a 14 de maio, o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (COREN-MG) organizou um evento online, que reuniu palestrantes da área, os quais expuseram trabalhos acerca de vários temas de interesse dos profissionais da saúde como um todo. Foi promovida a “Semana da Enfermagem: uma voz para liderar, uma visão para o futuro dos cuidados de saúde”.
O encontro virtual contou com a participação de professores, pesquisadores e acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que foram inseridos no estudo intitulado “A atuação do sistema COFEN-Conselhos Regionais na valorização profissional da enfermagem no contexto de pandemia”. A relevância da publicação rendeu aos autores a premiação de “Destaque Cientifico da Enfermagem Mineira”, conferida pela comissão organizadora do evento do COREN-MG.
O grupo de pesquisa em “Estratégias para a valorização profissional da enfermagem” – vinculado ao grupo de pesquisa em Enfermagem do CNPQ- é, atualmente,formado pelos professores Henrique Andrade Barbosa e Orlene Veloso Dias, do curso de Enfermagem da Unimontes, juntamente com os acadêmicos Tayná Gonçalves Barbosa, Ana Laura Silveira Lima e Yan Lucas Martins Silva.
O trabalho premiado abordou questões relacionadas às ações dos órgãos de classe da enfermagem na promoção da valorização dos trabalhadores da área. De caráter reflexivo e com enfoque no momento de enfrentamento da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), o estudo expôs algumas ações pioneiras dos conselhos de classe em prol da valorização dos profissionais de enfermagem, entre elas as campanhas “Abrace a Enfermagem” e “Enfermagem Solidária”, que objetivam o suporte psicológico aos profissionais da área.
O estudo busca evidenciar, as ações do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e dos Conselhos Regionais de Enfermagem (CORENs) na mitigação dos percalços enfrentados diuturnamente pelos profissionais da enfermagem no combate à pandemia do Novo Coronavírus. A iniciativa tem como principal importância a contribuição para instigar a ampla valorização social, financeira e emancipação dos trabalhadores da enfermagem, que atuam como verdadeiros heróis no enfrentamento da pandemia, doando suas vidas para salvar outras vidas.