Para marcar as comemorações da Semana da Enfermagem de 2021, no período de 10 a 14 de maio, o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (COREN-MG) organizou um evento online, que reuniu palestrantes da área, os quais expuseram trabalhos acerca de vários temas de interesse dos profissionais da saúde como um todo. Foi promovida a “Semana da Enfermagem: uma voz para liderar, uma visão para o futuro dos cuidados de saúde”.

O encontro virtual contou com a participação de professores, pesquisadores e acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que foram inseridos no estudo intitulado “A atuação do sistema COFEN-Conselhos Regionais na valorização profissional da enfermagem no contexto de pandemia”. A relevância da publicação rendeu aos autores a premiação de “Destaque Cientifico da Enfermagem Mineira”, conferida pela comissão organizadora do evento do COREN-MG.


O grupo de pesquisa em “Estratégias para a valorização profissional da enfermagem” – vinculado ao grupo de pesquisa em Enfermagem do CNPQ- é, atualmente,formado pelos professores Henrique Andrade Barbosa e Orlene Veloso Dias, do curso de Enfermagem da Unimontes, juntamente com os acadêmicos Tayná Gonçalves Barbosa, Ana Laura Silveira Lima e Yan Lucas Martins Silva.


O trabalho premiado abordou questões relacionadas às ações dos órgãos de classe da enfermagem na promoção da valorização dos trabalhadores da área. De caráter reflexivo e com enfoque no momento de enfrentamento da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), o estudo expôs algumas ações pioneiras dos conselhos de classe em prol da valorização dos profissionais de enfermagem, entre elas as campanhas “Abrace a Enfermagem” e “Enfermagem Solidária”, que objetivam o suporte psicológico aos profissionais da área.


O estudo busca evidenciar, as ações do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e dos Conselhos Regionais de Enfermagem (CORENs) na mitigação dos percalços enfrentados diuturnamente pelos profissionais da enfermagem no combate à pandemia do Novo Coronavírus. A iniciativa tem como principal importância a contribuição para instigar a ampla valorização social, financeira e emancipação dos trabalhadores da enfermagem, que atuam como verdadeiros heróis no enfrentamento da pandemia, doando suas vidas para salvar outras vidas.

Relacionadas

Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes Reforça Compromisso com Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro