Proposta para a rede social mais popular do mundo sugere linguagem mais dinâmica para divulgar eventos, informações sobre submissões, orientadores aos autores

O Portal de Periódicos da Universidade Estadual de Montes Claros está ampliando os canais de comunicação com o público acadêmico e comunidade científica. Além do próprio endereço eletrônico e das interações no portal oficial da Unimontes, a partir de agora, passa a disponibilizar uma conta no Instagram, a rede social mais popular no mundo. As postagens sugerem uma linguagem mais dinâmica e o estilo direto contribui para disseminar as informações estratégicas com o alcance mais rápido junto ao público-alvo. O acesso é https://www.instagram.com/periodicos.unimontes.

Professores, acadêmicos, pesquisadores e demais interessados poderão acompanhar detalhes como, por exemplo, a vigência dos prazos de submissão, lançamento e publicação dos periódicos, artigos em destaque, diretrizes e orientações para autores e convites de eventos. O Portal de Periódicos da Unimontes é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).

O canal no Instagram soma-se ao novo Portal de Periódicos da Unimontes (www.periodicos.unimontes.br), reformulado em 2019 e que oferece acesso em quatro idiomas: inglês, espanhol, francês e português. Totalmente adequado aos parâmetros oficiais de informação em ciência e tecnologia no País, o endereço reúne as 16 revistas eletrônicas com publicações regulares dos diversos departamentos e programas de pós-graduação da Universidade, assim como as informações sobre os editais de submissão e demais normativas dos processos de publicação. O Portal oferece ainda para a consulta outros títulos sem edições atuais.

NOVO PORTAL

O trabalho de reformulação do Portal de Periódicos foi intensificado nos últimos dois anos, com a digitalização e o acesso virtual das revistas científicas da Universidade. Em fevereiro de 2020, por intermédio da resolução 015/2020, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) aprovou a institucionalização do Portal, permitindo que a Universidade seja mais criteriosa na produção das revistas científicas e ainda mais alinhada com os processos de avaliação dos periódicos pelo Qualis, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação.

A gestão do Portal é de responsabilidade de uma comissão, constituída por ato da Reitoria da Unimontes (Portaria Reitor Nº 057/2020), presidida pela pró-reitora de Pesquisa, professora Clarice Diniz Alvarenga Corsato, e composta por mais quatro integrantes indicados em suas respectivas categorias: professor Amário Lessa Júnior (representante do Conselho de Editores-Chefes de Periódicos Cienficos), Jefferson Silveira Santos de Andrade (Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), professor Luiz Andrei Gongalves Pereira (Conselho de Editores-Chefes de Periódicos Cienficos) e Roseli Damaso Messias Garcia (Sistema de Bibliotecas).

REVISTAS COM PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS – “Araticum” (Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários), “Argumentos (Departamento de Política e Ciências Sociais), “Caminhos da História” (Programa de Pós-Graduação em História), “Cerrados” (Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia), “Ciranda” (Departamento de Estágios e Práticas Escolares), “Revista Desenvolvimento Social” (Departamento de Política e Ciências Sociais), “Economia e Políticas Públicas” (Departamento de Economia), “Revista Norte-Mineira de Educação Física – Renef (Departamento de Educação Física e do Desporto) e “Educação Matemática – Debate” (Departamento de Ciências Exatas).

E ainda: “Educação, Escola e Sociedade” (Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais), “Intercâmbio” (Pró-Reitoria de Extensão), “Poiesis” (Departamento de Filosofia), “Renome” (Departamento de Enfermagem), “Serviço Social em Perspectiva” (curso de Serviço Social), “Unimontes Científica (Pró-Reitoria de Pesquisa) e Revista Verde Grande (Departamento de Geociências).

Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes