Formalizada a parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade Estadual de Montes Claros para a implantação da primeira Residência Médica em Urgência e Emergência na região Macro Norte de Minas Gerais, cujas atividades terão início já no primeiro semestre de 2012, com a oferta de seis vagas. Encontro nesse sentido foi realizado na tarde dessa segunda-feira (19), em Belo Horizonte, entre o secretário de Saúde Antônio Jorge de Souza Marques e o reitor da Unimontes João dos Reis Canela. O investimento inicial para o programa será de R$ 440 mil.

Também participaram da reunião o coordenador médico do Samu Macro Norte, Enius Freire Versiani, e o superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), José Otávio Braga Lima. Na última semana de novembro, durante o I Simpósio da Rede de Urgência do Norte de Minas, em Pirapora, foi anunciada a parceria entre Unimontes e o Estado para a realização dessa residência.

O secretário Antônio Jorge ressaltou que “este curso tem como objetivo aprimorar a capacidade dos profissionais envolvidos no atendimento dos pacientes ampliando, assim, a eficiência dos diagnósticos e nos gastos com internações”, explica.

O reitor João Canela observou que o investimento inicial de R$ 440 mil será repassado pelo Governo de Minas para a oferta das seis primeiras vagas no próximo semestre. Valor idêntico será aplicado anualmente em 2013 e 2014 para a formação de mais duas turmas – com seis vagas cada. “Neste primeiro momento, o planejamento prevê a duração do curso para os próximos três anos com a oferta de seis vagas por ano”, completou reitor.

METAS

Diretor de Desenvolvimento Acadêmico do HU, Cássio André de Souza Vieira lembrou que a Unimontes e os parceiros Santa Casa de Montes Claros, Hospital Aroldo Tourinho e Samu Macronorte elaboraram o projeto político-pedagógico do programa dessa residência médica em 20 dias, sob orientação da Sociedade de Medicina de Urgência, de forma que fossem atingidos os prazos para a formalização da parceria com o Governo de Minas e a oferta imediata da Residência em Urgência e Emergência.

Conforme o cronograma, a residência terá a duração de três anos e cada turma de residentes irá cumprir o estágio no Samu Macro Norte, segundo adiantou o reitor João Canela, ao considerar como “fundamental para que os profissionais conheçam a gestão hospitalar”.

“A implantação da residência médica em Urgência e Emergência oferecerá uma rede de assistência mais eficiente, com a garantia de especialistas mais capacitados já na porta de entrada dos principais hospitais da região, que é o pronto-atendimento”, reitera o superintendente do HUCF, José Otávio Braga Lima.

ONZE RESIDÊNCIAS – Com mais este programa, o HU passa a oferecer onze residências, sendo nove em funcionamento: Anestesiologia, Clínica Geral, Clínica Médica, Ginecologia/Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade, Neonatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria e Psiquiatria. As residências de Urgência e Emergência e de Geriatria serão ministradas a partir de 2012.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia