A Universidade Estadual de Montes Claros realiza nesta quarta-feira (21), às 20 horas, no Ginásio Poliesportivo Presidente Tancredo Neves, solenidade oficial unificada de outorga de grau para 604 novos profissionais de 24 cursos do campus-sede. O evento será presidido pelo reitor João dos Reis Canela, com homenagem à secretária de Estado da Casa Civil e de Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires, como patronesse geral dos graduandos.

No dia seguinte (22), acontecerá a solenidade de graduação para 34 acadêmicos dos cursos oferecidos no campus de Janaúba (Norte de Minas). Com essas cerimônias, a Unimontes atingirá a marca de 44.777 graduados ao longo de seus 50 anos de existência, que serão comemorados oficialmente a partir de 6 de janeiro de 2012.

O reitor João Canela enaltece como especial “o momento de realização para os novos profissionais graduados pela Unimontes, assim como para seus familiares e à própria instituição ao contribuir para o desenvolvimento pessoal”.

Sobre a homenagem, evidencia a escolha da secretária Maria Coeli como reconhecimento ao seu empenho e carinho devotados à Unimontes para a conquista de novos avanços. “A homenagem traduz o nosso reconhecimento à profissional que não tem medido esforços ao tratar e atender os assuntos de interesse da Universidade junto ao Governo do Estado, em todas as áreas”.

BREVE CURRÍCULO – Maria Coeli Simões Pires é bacharel em Direito pela PUC/MG, mestre em Direito Administrativo e doutora em Direito pela UFMG. Advogada, procuradora aposentada da Assembléia Legislativa, já integrou o Conselho da OAB/MG e é integrante do Instituto dos Advogados de Minas Gerais e do Instituto Mineiro de Direito Administrativo.

Jurista com contribuição à literatura nacional com diversas obras, capítulos de livros e artigos de revistas de Direito Administrativo, Administração Pública, Direito Municipal e Direito Urbanístico. É professora adjunta da cadeira de Direito Administrativo da UFMG. Foi secretária e secretária-adjunta de Estado de Assuntos Municipais e, além de presidir o IPSEMG, foi secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes e atuou como secretária adjunta de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana. Foi Secretária de Estado Extraordinária de Relações Institucionais de Minas Gerais.

CURSOS

Os 568 novos profissionais que a Unimontes graduará são dos cursos de Administração, Artes/Música, Artes/Teatro, Artes/Visuais, Ciências Biológicas/Bacharelado, Ciências Biológicas/Licenciatura, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física/Bacharelado, Educação Física/Licenciatura, Enfermagem, Filosofia, Geografia, História, Letras/Inglês, Letras/Português, Matemática, Medicina, Odontologia, Pedagogia, Serviço Social e Sistemas de Informação.

Em Janaúba, serão graduados 25 alunos do curso de Agronomia e 9 do curso de Zootecnia. A cerimônia acontecerá no auditório Marli Sarney, às 20 horas, e também será presidida pelo reitor João Canela.